Logo
Imprimir esta página

Pesquisa identifica genes resistentes a antibióticos em rios próximos a fazendas suinícolas

Estudo será lançado nesta terça (7) em evento sobre bactérias resistentes; cientistas afirmam que resistência a antibióticos pode provocar nova crise global de saúde.

Uma pesquisa elaborada pela Proteção Animal Mundial e realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelou que as fazendas de criação animal industrial intensiva, neste caso de produção de suínos, podem estar espalhando bactérias resistentes no meio ambiente e colocando a saúde das pessoas em risco. O estudo foi realizado em cinco cidades do Paraná, segundo maior polo produtor de suínos do Brasil, e investigou a presença de genes de resistência a antibióticos.

Os resultados seguem o padrão de outras localidades analisadas no mundo e apontam para a provável contaminação das águas dos rios a partir do manejo dos dejetos dos animais criados de maneira intensiva. Pesquisas anteriores foram realizadas na Espanha, EUA, Canadá e Tailândia.

O material coletado mostrou uma presença especialmente grande de genes resistentes a antibióticos críticos para a saúde humana, como é o caso da cefalosporina, da ciprofloxacina e da penicilina.

O relatório da pesquisa será lançado nesta terça-feira (7) em evento sobre o fenômeno da resistência antibacteriana organizado pela Proteção Animal Mundial e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Estas duas entidades também vão apresentar um documento com o panorama ampliado do problema no país e recomendações para autoridades e profissionais da saúde humana e animal.

A transmissão ao vivo será às 11h através do canal do Idec no Youtube. Clique aqui para acessar a página do evento: bit.ly/bacteriasresistentes

Estima-se que infecções hospitalares por bactérias resistentes aos antibióticos sejam responsáveis por 700 mil mortes em todo o mundo anualmente. Um estudo encomendado pelo governo do Reino Unido em 2014 mostra que, se essa tendência se mantiver, esse número aumentará para 10 milhões de mortes por ano até 2050.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto