SEGS Portal Nacional

Agro

Arrendamento é alternativa eficiente para reforma de pasto

  • Segunda, 06 Dezembro 2021 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Pecuaristas que querem melhorar a qualidade da pastagem, mas que não têm vocação ou não querem se aventurar com as lavouras, buscar parceria com agricultores é a solução mais econômica e viável

Texto autoria de Dayane Pozzer

Segundo a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM)* o rebanho bovino brasileiro cresceu pelo segundo ano consecutivo em 2020. Após dois anos seguidos em queda, houve alta de 1,5% que garantiu a marca de 218,2 milhões de cabeças de gado, segundo maior rebanho da série histórica iniciada em 1974. Com boa parte desses animais criados no sistema extensivo, a pastagem torna-se crucial para o sucesso da fazenda. No entanto, estima-se que mais da metade dos 160 milhões de hectares de pasto no País apresenta algum estágio de degradação.

Diante dessa realidade, os pecuaristas que querem continuar ganhando com a atividade, precisam buscar alternativas para tornarem essas pastagens degradadas em áreas produtivas para o gado. Porém, antes de mais nada é preciso avaliar com especialistas a atual situação dos pastos, se ainda pode ser recuperada ou se somente uma reforma completa é a solução. Caso o nível de degradação esteja muito avançado e for preciso uma reforma completa, uma das alternativas mais rentáveis para os produtores que não tem vocação ou equipamentos para manejar lavouras, é arrendar essas áreas para agricultores.

Segundo a engenheira agrônoma, Andreza Cruz, técnica em sementes da Soesp – Sementes Oeste Paulista, nesta modalidade o arrendatário é quem cuida de todo o processo e do investimento necessário para a reforma do pasto. “Além do investimento inicial alto, esse método exige maquinário e mão de obra para todo o manejo. Além disso, é preciso aguardar a venda dos animais para ter o retorno do investimento, o que pode levar algum tempo. Por tudo isso é que muitos donos de terra apostam no arrendamento para ter a área reformada”, diz.

Como funciona?

O arrendamento funciona exatamente como um aluguel, onde o proprietário cede a sua terra para outra pessoa ou empresa, durante determinado período de tempo. Andreza destaca que é muito importante arrendar para quem tem conhecimento de agricultura e buscar por um contrato bem assessorado, com a garantia dos benefícios para ambas as partes. “Sob a orientação de profissionais capacitados, o trabalho da reforma deve ser bem feito, priorizando o preparo, correção e fertilização do solo para que os animais voltem para a área após cerca de quatro meses”, frisa.

Outro aspecto importante do processo de arrendamento é o contrato, que pode ser integral ou parcial, a depender dos interesses das partes. A prática envolve riscos e incertezas, mas há respaldo da legislação com o Estatuto da Terra (Lei 4.504/64) que estabelece que os prazos dos contratos de arrendamento dependem do tipo de atividade produtiva e do estado físico da terra.

O acordo feito entre as partes deve ser firmado em contrato com todos os detalhes incluídos. “Isso ajuda a resolver conflitos que futuramente possam ocorrer. Um exemplo são condições adversas de clima, que podem atrasar o plantio e fazer com que o arrendatário precise da área por mais tempo ou que tenha que reduzir a produção, sendo que muitas vezes o acordo de pagamento é com base na produção da área”, explica a engenheira agrônoma.

Integração

Atualmente uma estratégia bastante interessante e consolidada na reforma de pasto, tanto para o arrendatário como para o dono da terra, é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Entre as variadas técnicas de conservação do solo atualmente adotadas, a ILPF ganha importância, principalmente por estimular o uso da terra de uma forma bem mais proveitosa e inteligente.

Independente da técnica de manejo adotada, a agrônoma destaca que sempre haverá interação de outra cultura no sistema, deixando inúmeros benefícios à terra. Já para o produtor e dono, o arrendamento só é interessante quando não há pressa de usar a área novamente, já que ela só será entregue depois da colheita de determinada cultura e o estabelecimento da pastagem.

Busca de parceiros

Aos pecuaristas que desejam fazer arrendamentos de suas áreas e buscam parceiros, uma alternativa é procurar os Sindicatos Rurais de suas regiões. Através do Sindicato Rural de Presidente Prudente (SRPP), por exemplo, que conta com o apoio da Soesp, produtores interessados em terras para produzir riquezas e gerar empregos na região e proprietários de terras que desejam arrendar e promover a reforma de pasto, podem contar com a ferramenta Bolsa Arrendamento.

A iniciativa possibilita o encontro e negociação rural desses agentes, bastando apenas que eles façam um cadastro junto ao Sindicato. Cabe à entidade reunir as duas partes, prestando assessoria jurídica e, havendo entendimento, um contrato é celebrado para a implantação da lavoura nos termos negociados. O cadastro na Bolsa Arrendamento é gratuito e pode ser feito no site www.sindicatoruralprudente.com.br.

*divulgada pelo IBGE

Soesp – A Sementes Oeste Paulista atua há 35 anos no mercado de sementes de pastagem. Voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, uma semente diferenciada que traz diversos benefícios no plantio e estabelecimento do pasto, além de se adequar perfeitamente ao sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version