SEGS Portal Nacional

Agro

Cafeicultor têm poucos dias para aderir ao seguro climático dos cafezais

  • Quinta, 14 Outubro 2021 09:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O pacote tecnológico Mais Café, da DVA Agro garante aos produtores de Minas Gerais e São Paulo, sem nenhum custo adicional, a proteção da saúde das lavouras contra as intempéries

Seja em cápsula, expresso ou coado, o café é o queridinho dos brasileiros, não por menos é a segunda bebida mais consumida no País, ficando atrás apenas da água. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, apesar da crise econômica gerada pela pandemia e que afetou diversos setores em 2020, a procura por café seguiu seu ritmo de crescimento e registrou 1,34% de alta em relação ao mesmo período no ano anterior. Os números coletados pela ABIC revelam ainda que, no ano passado, o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo.

Para ajudar os principais responsáveis pela produção desse importante produto na rotina da população, a DVA Agro está lançando o Mais Café, um pacote tecnológico inédito no Brasil pensado exclusivamente nos cafeicultores. “Somos a primeira empresa de insumos a oferecer um pacote de produtos, com o seguro climático incluso, ainda mais, sem o cafeicultor ter que pagar nada a mais por isso”, diz Bruno Francischelli, engenheiro agrônomo e coordenador de marketing da DVA no Brasil.

A solução foi desenvolvida pensando em uma das grandes dores do setor, o risco climático, o qual, o produtor pouco pode fazer e a única ferramenta disponível é o seguro agrícola. Estima-se que dos 1,7 milhão de hectares de café arábica no Brasil (o mais produzido nacionalmente) apenas 160 mil, menos de 10%, têm algum tipo de seguro contratado.

Segundo Francischelli essa baixa adesão ocorre devido a soma de alguns fatores. O primeiro é a falta de dados o que encarece a proteção, somado a isso, outro limitante é a necessidade de vistoria para atestar a produtividade. “Outro problema é que o pagamento do sinistro é feito com a diferença da produtividade real X produtividade média da região e ainda há a necessariamente precisa da subvenção federal. Por isso, agora estamos propondo uma inovação total da gestão de risco climático”, destaca o engenheiro agrônomo.

Gestão do risco

Através do Mais Café o produtor estará fazendo a gestão de risco climático sem onerar seu custo por meio do Seguro Paramétrico. Esta solução é baseada em um índice (umidade do solo) que é relacionado à produtividade. A iniciativa da DVA foi desenvolvida em parceria com a empresa holandesa VanderSat que por meio de sua tecnologia consegue medir a quantidade de água no solo, via satélite. Ou seja, ao fazer a aferição, é gerado um dado muito importante e a leitura é feita em tempo real que abastece um banco de dados com um histórico de 20 anos.

A medição da umidade do solo é feita em quatro etapas. A primeira é analisar a série histórica identificando a condição normal com base naquela região ou município. O Segundo passo é mediar a atual umidade do solo para as áreas ou municípios seguráveis. Na fase seguinte o foco é identificar as anomalias, ou seja, a diferença entre a condição normais (média histórica) e a mediação atual da umidade do solo. Por último é criado o índice através da soma acumulada das anomalias no período de risco.

Em caso de sinistro o pagamento ocorre quando o índice atinge os gatilhos, no total são quatro: Moderado, Severo, Extrema e Excepcional. E muito importante é que o produtor poderá acompanhar através de um site qual o nível de umidade do solo de seu município e se os gatilhos estão sendo atingidos, gerando muita transparência para o programa. A cobertura é realizada por uma importante seguradora parceira que utiliza como parâmetro, os dados de umidade do solo obtidos pela VanderSat.

Produtos que compõem o pacote

O Mais Café será composto por fertilizantes que vão suprir toda a necessidade dos cafezais de estímulo e micronutrientes. Entre os produtos estão: Incentia Eco Humic, Incentia Eco Maximize, Incentia Mg Mix, Incentia CaBZn Plus , Stimlus, Incentia CaBZn Plus e Incentia K62 Plus. “O objetivo do programa é manter a planta em atividade mesmo em condições climáticas adversas. Fornecendo nutrientes e condições responsáveis pelos processos necessários para atingir altos níveis de produção, qualidade e aumentar o potencial produtivo da próxima”, diz Francischelli.

Ainda segundo o engenheiro agrônomo, os produtores interessados têm até o dia 08 de outubro para aderirem ao programa. “Somos especialistas em insumos, mas nossa preocupação é com a sustentabilidade do setor. DVA propõe uma inovação total da gestão de risco climático”, finaliza.

Sobre - A DVA Agro é uma empresa multinacional alemã cuja missão é desenvolver soluções agrícolas de alta qualidade para agricultores no Brasil e no mundo. Produz e comercializa produtos para a proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais para a agricultura sustentável. Com mais de 50 anos de experiência, além do Brasil também tem operações na Europa, América Latina, Ásia e África.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version