Logo
Imprimir esta página

Agronegócio deve investir mais em comunicação, defendem especialistas

Representantes do setor se reuniram em evento do Master em Gestão e Marketing do Agronegócio da ESPM

O Brasil é uma potência mundial no agronegócio e é o maior produtor global de soja, açúcar, café e laranja. Apesar disso, o país investe pouco na comunicação do setor, como apontam diversos especialistas no evento Comunicação em Foco: Agora é a Vez do Agro, promovido pelo Master em Gestão e Marketing do Agronegócio da ESPM.

“A comunicação ainda não é tratada como prioridade nas empresas de agronegócio. Metade dos setores de comunicação no agronegócio tem no máximo três pessoas e mais da metade dos departamentos são liderados por analistas -- o que indica o baixo prestígio da comunicação nessas empresas”, afirma Nicholas Vital, jornalista especializado em agronegócio.

Além dos baixos investimentos dentro das organizações, a alta fragmentação do setor é outro obstáculo apontado pelos especialistas. “O agronegócio é um setor grande, mas muito fragmentado. Exatamente por isso construímos o movimento Todos a Uma Só Voz, para conectar a cadeia produtiva do agronegócio, construindo uma narrativa unificada e fortalecendo a imagem do setor para a sociedade”, diz Ricardo Nicodemos, diretor do movimento.

Para Roberto Araújo, engenheiro agrônomo e líder em educação na CropLife Brasil, o caminho para acertar na comunicação do agronegócio está na valorização da ciência. “Uma boa comunicação do agronegócio com a sociedade deve valorizar a ciência, a pesquisa e a tecnologia aplicadas com sustentabilidade. Temos que criar redes de cooperação para difundir mais as boas práticas do setor, contar mais as histórias de sucesso e combater a desinformação, que não leva em conta dados científicos sobre o setor”, afirma.

De acordo com Andreia Lima, superintendente do Banrisul Agro, essas redes de cooperação não devem existir somente do agronegócio para a sociedade, mas também na própria capacitação entre os produtores. “Há grande diversidade dentro do agronegócio. Por isso, a estratégia de comunicação para os produtores também tem que levar em conta conteúdos de capacitação tecnológica e tendências futuras, com atenção especial para cada cultura. Aqui, a comunicação também tem um papel fundamental”, diz.

Cleiton Vargas, vice-presidente de Farming Solutions da Yara Américas, sustenta que o agronegócio terá que reinventar sua comunicação em um cenário muito diferente das últimas décadas. “Nos próximos 50 anos, precisaremos produzir mais alimentos que nos últimos 10 000 anos combinados. Toda essa quantidade será produzida em um planeta com cada vez menos espaço, menos recursos e com problemas climáticos e ambientais. Nesse cenário, é preciso comunicar como o agronegócio fará mais com menos e elevando a qualidade dos produtos”, diz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto