Logo
Imprimir esta página

Tecnologia é a melhor oportunidade para driblar os desafios da cadeia do leite

Por Geraldo Filgueiras, diretor comercial da Prodap

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tem alertado sobre os altos custos na produção de leite. De fato, essa é uma preocupação atual no setor: segundo dados divulgados recentemente pelo Centro de Inteligência do Leite (CILeite) da Embrapa, o Índice de Custos de Produção de Leite (ICPLeite) subiu 0,26% no mês de julho. No acumulado do ano, o indicador teve alta de 16,32% e de 38,53% nos últimos 12 meses.

Com um cenário tão incerto na economia brasileira, é possível que a produção de leite não cresça ou cresça menos do que o previsto em análises anteriores. Cito dois motivos principais para esse resultado: o poder de compra reduzido pela recessão econômica pode frear o movimento de preços dos lácteos, combinado a um cenário de custos de matérias primas muito altos, afugentando produtores menos “tecnificados” (que vão ter custo alto para “colocar” mais leite nas vacas e não serão tão bem remunerados). Lembrando que esses produtores são ainda o maior volume da produção brasileira.

Para contornar essa situação, o uso de softwares de gestão é fundamental para acompanhar o dia a dia financeiro das fazendas, o que facilita os registros e controle dos gastos. Este trabalho está sendo desenvolvido com sucesso na Prodap por meio de softwares de gerenciamento, como o Prodap smartmilk, que atua na gestão de rebanhos leiteiros e possibilita a gestão dos índices zootécnicos e financeiros de forma fácil e rápida. Tão importante quanto ter o registro e saber os custos é conseguir analisar as informações para tomada rápida de decisão.

Outro ponto importante a ser destacado é que as últimas geadas que atingiram o país tiveram impacto direto na alta dos preços do milho e consequentemente atingiram fortemente o produtor de leite. Isso porque o milho é a principal fonte energética utilizada para vacas leiteiras e a silagem de milho, o principal volumoso para vacas especializadas.

A alta desse insumo leva a aumentos expressivos nos custos das dietas, fazendo com que muitos produtores optem pela substituição total ou parcial da ração. Vários subprodutos podem ser utilizados, mas é necessário atenção, pois normalmente estes “substitutos” têm preços baseados no milho e também vão estar em alta. É importante salientar que o setor do leite no Brasil é caracterizado pela grande pulverização e uma enorme dificuldade de mobilizar produtores em torno de pautas comuns, até pela grande diferença entre perfis e objetivos.

O que há de concreto é que podemos contribuir, e muito, com a cadeia leiteira. Com a Solução Total Prodap auxiliamos os produtores que desejam melhorar a produção e de fato alcançarem seus objetivos, por meio da nutrição personalizada e adequada às metas e realidades de cada fazenda, aliado ao trabalho de consultoria comprometido com o desenvolvimento e melhoria contínua e das nossas soluções em tecnologia. A nossa busca diária é o sucesso dos negócios dos nossos clientes.

Por fim, um ponto fundamental, na nossa visão, para se ter um setor forte é a profissionalização, pois, no fim das contas, uma fazenda lucrativa e qualificada é o que todo produtor deseja em qualquer período.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto