Logo
Imprimir esta página

Cooperativa Central de Produtores Rurais de Minas Gerais moderniza gestão com SAP S/4HANA

CCPR implementou o sistema de última geração da SAP para avançar em seus projetos de inovação

A CCPR - Cooperativa Central de Produtores Rurais de Minas Gerais, maior cooperativa de leite do Brasil, completou um período de transição marcado pela reestruturação de suas operações e a conversão digital o para sistema de gestão SAP S/4HANA. O projeto, que teve duração total de apenas cinco meses, foi iniciado para modernizar a gestão junto às 32 cooperativas agropecuárias, garantir uma base de backoffice sólida no seu digital core e que permita alavancar os planos de inovação da empresa, que tem forte atuação nos estados de Minas Gerais e Goiás.

O planejamento e preparação do projeto foi desenvolvimento em duas frentes, uma de definição do business case e outra focada na infraestrutura tecnológica. “O business case foi essencial nesse momento do projeto. Ele foi construído levando em consideração a experiência de outros clientes, cases semelhantes, reuniões com parceiros e conversas internas”, afirma Daniel Paiva, Head de TI da CCPR. No caso da infraestrutura, diversos requisitos técnicos ligados à conversão foram verificados, além do volume dos códigos customizados.

Para ter sucesso em um projeto de conversão, garantindo a continuidade da operação, a CCPR optou por fazer uma definição precisa da trilha de sustentação, que garantisse a continuidade do suporte, com uma trilha de projeto, listando todas as interações, tais como legados, cópias de ambientes para o ciclo de conversão técnica, incluindo testes unitários e integrados.

Além disso, a CCPR fez diversos exercícios de conversão técnica, calculando e recalculando o downtime para garantir que o momento de virada dos sistemas acontecesse com segurança durante o recesso de fim de ano da cooperativa, em dezembro. “Utilizamos alguns programas da própria SAP para fazer a detecção, recomendação e tratamento dos códigos customizados”, conta o Head de TI.

Entre os principais desafios do projeto, Paiva relata a dimensão inesperada na base de parceiros de negócios da cooperativa para adequação ao Customer Vendor Integration. “O processo foi subestimado e tivemos que fazer um plano rigoroso para sanear nossa base e absorver as novas funcionalidades para cadastro”, conta. Segundo o executivo, o Customer Care da SAP também foi essencial para o processo de transição do sistema de gestão para o SAP S/4HANA. “Tivemos acompanhamento semanal antes do go live e suporte pós go live do parceiro Seidor, que acompanhou todo o projeto conosco e nos trouxe muitos benefícios em termos de conhecimento”, adiciona Paiva.

Os próximos passos da CCPR contemplam, ainda em 2021, a implementação das soluções SAP Analytics Cloud e da plataforma de desenvolvimento SAP Business Technology Platform (SAP BTP) que reúne aplicativos inteligentes com recursos de gerenciamento de dados e banco de dados, funções analíticas, integração e extensão em uma única plataforma para ambientes híbridos e na nuvem, incluindo centenas de integrações pré-incorporadas para aplicativos da SAP e de terceiros. A empresa também analisa as soluções de logística com o SAP Transportation Manager para simplificar a gestão de frota, reduzindo a complexidade da operação logística.

Para Jackson Borges, vice-presidente de Strategic Industries da SAP Brasil, a transição da CCPR para o sistema de gestão SAP S/4HANA em cinco meses demonstra o comprometimento com os objetivos de transformação digital da cooperativa. “A gestão com o apoio do novo ERP definitivamente permitirá com que a CCPR eleve o seu nível de gestão junto aos cooperados e amplifique as ações da sua estratégica de crescimento e de inovação na produção”.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes. Como líder de mercado em software de aplicativos corporativos, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar o negócio dos clientes em companhias inteligentes. A SAP fornece às pessoas e organizações uma visão profunda dos negócios e promove a colaboração que os impulsiona a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam - sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicativos e serviços permite que clientes públicos e empresas de 25 setores operem com lucro, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto