SEGS Portal Nacional

Agro

Butirato de sódio é alternativa a antibióticos para melhoria da performance de aves de corte

  • Sexta, 16 Outubro 2020 18:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A redução e o uso racional de antibióticos na produção animal têm sido pautados mundialmente como prioridade para a saúde da cadeia produtiva e dos consumidores, o que alavanca a procura por alternativas naturais que ajudem na melhora do desempenho das aves. De acordo com a médica veterinária Sibele Lourenço, representante técnica comercial da Auster Nutrição Animal, o uso de ácidos orgânicos, constituintes naturais das plantas e dos animais, é uma opção ao uso de antibióticos. Entre suas vantagens, eles tornam mais eficiente a utilização dos nutrientes contidos nos ingredientes da ração sem oferecer riscos à saúde dos consumidores, servindo como ferramenta nutricional complementar.

“O butirato de sódio, sal derivado do ácido butírico, tem sido priorizado por ser sólido, mais estável e causar menos desconforto ao ser manipulado (apresenta odor menos intenso), tendo grande potencial como substituto para os antibióticos promotores de crescimento devido às suas características multifuncionais, que o diferenciam dos demais ácidos orgânicos”, explica a representante técnica da Auster.

Entre os benefícios da sua utilização estão a redução do pH gástrico e intestinal, aumento da atividade de enzimas proteolíticas, melhoria da digestão e absorção de nutrientes, redução das bactérias enteropatogênicas, estimulando a secreção de enzimas pancreáticas, favorecendo o equilíbrio da microbiota intestinal, fornecendo energia com baixo incremento calórico e maior palatabilidade das rações. O butirato de sódio também atua na manutenção da integridade da barreira intestinal e, em consequência, proporciona maior eficiência alimentar e ganho de peso, além de estar associado ao controle de patógenos intestinais de frangos de corte, como Salmonella spp., Clostridium perfringens e Escherichia coli.

Sibele Lourenço informa que não há restrição de uso para o butirato de sódio, podendo ser utilizado nas formas livre ou protegida (microencapsulada). Entretanto, é necessário que os avicultores e técnicos se atentem a fatores como nível de inclusão, composição da dieta, interação com outros aditivos ou nutrientes dietéticos, idade e estado de saúde das aves. “Estes aspectos devem ser levados em consideração ao avaliar os efeitos dos derivados de butirato, particularmente em relação ao desempenho dos animais”, completa.

A Auster possui em seu portfólio o Novyrate C, aditivo acidificante composto por butirato de sódio revestido por ácidos graxos de cadeia média e curta, garantindo sua ação do início ao fim do trato gastrointestinal, diferencial em comparação aos demais produtos disponíveis no mercado. “Este recobrimento faz com que o ácido seja liberado após a ação da lipase, proporcionando sua lenta liberação ao longo do trato gastrointestinal, evitando a proliferação excessiva de bactérias indesejáveis e mantendo o equilíbrio da microbiota”, explica Sibele Lourenço.

A representante técnica da Auster afirma, ainda, que o Novyrate C tem como vantagem o fato de possuir características químicas parecidas com o ácido butírico livre, apresentando baixo peso molecular, visto que ácidos orgânicos com maior peso molecular possuem menor capacidade de difusão e, portanto, menor facilidade em atravessar as membranas celulares e exercer efeitos antibacterianos. A recomendação de uso do Novyrate C para frangos de corte é de 1,0 a 2,0 kg/tonelada, poedeiras: 0,25 a 1,0 kg/tonelada, matriz pesada: 0,25 a 2,5 kg/tonelada e leitões: 1,0 a 2,5 kg/tonelada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version