Logo
Imprimir esta página

BASF e FUCHS firmam parceria para avaliar ecoeficiência e promover produtos lubrificantes mais sustentáveis

BASF e FUCHS firmam parceria para avaliar ecoeficiência e promover produtos lubrificantes mais sustentáveis

Companhias realizam análise do ciclo de vida para avaliar, holisticamente, os aspectos ambientais e econômicos dos fluidos hidráulicos

Uma Análise de Ecoeficiência (EEA) para diferentes fluidos hidráulicos à base de óleo mineral, executada em conjunto pela FUCHS e pela unidade de Aditivos para Combustíveis e Lubrificantes da BASF, estabelece agora um caso consistente de avaliação holística da sustentabilidade de fluidos lubrificantes hidráulicos, com base em fatos. Por mais de 10 anos, a FUCHS - maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo -, tem conduzido sua estratégia de sustentabilidade como contribuição para a proteção do clima na indústria de lubrificantes. A BASF, parceira de longa data da companhia, tem um sólido histórico de sucesso na área de proteção ambiental.

O processo de avaliação

Ao contrário da abordagem do ciclo de vida produtivo dominante atualmente, que avalia apenas o ciclo de vida parcial do produto até que ele seja produzido, a avaliação de diferentes fluidos hidráulicos foi realizada empregando uma abordagem completa do ciclo de vida. Foram levados em consideração os aspectos ambientais e econômicos dos produtos envolvidos em todo o seu ciclo de vida, desde o abastecimento das matérias-primas, passando pela a produção e a fase de uso, até o descarte.

Considerando o ciclo de vida integral dos produtos em torno do uso em uma escavadeira de esteira, as conclusões do estudo da EEA indicaram, claramente, menor impacto ambiental e menor custo global, especialmente no uso do Fluido HVLP Premium (óleo hidráulico multigrau de alto desempenho) em relação ao padrão Fluido HLP (óleo hidráulico monograu). Essa vantagem é fundamentada principalmente em uma economia aprimorada de combustível diesel durante toda a fase de uso - especialmente devido à eficiência volumétrica aprimorada do fluido, menor atrito e menor taxa de circulação de massa. A economia de combustível aprimorada foi possibilitada, em grande parte, pela maior eficiência do fluido hidráulico dos óleos hidráulicos multigrau com formulação específica.

A importância da sustentabilidade para as companhias

O diretor de tecnologia da FUCHS, Lutz Lindemann, afirma que com este estudo conjunto, as companhias podem ser consideradas pioneiras na avaliação dos aspectos de sustentabilidade na indústria de lubrificantes. “Nós realmente valorizamos as amplas competências em termos de sustentabilidade e métodos analíticos que a BASF levantou para compor junto ao nosso know-how prático, realista e relevante. As duas companhias estão analisando outros casos para avaliar em conjunto, assim como casos de aplicação para o portfólio de produtos sustentáveis da BASF de componentes lubrificantes”, continua o especialista.

"A sustentabilidade está no centro de nossos negócios", afirma Julia Frey, vice-presidente de Gerenciamento de Negócios da Aditivos para Combustíveis e Lubrificantes da EMEA, BASF SE. “Como fornecedor líder de aditivos para os setores em que atuamos, é nossa aspiração continuar, juntamente com nossos parceiros, com a implementação de uma abordagem baseada em fatos para o tema no setor de combustíveis e lubrificantes”, considera a executiva.

Próximos passos

Este estudo é um primeiro exemplo que demonstra, por um lado, a relevância de uma avaliação do ciclo de vida versus uma avaliação do ciclo produtivo e, por outro lado, o impacto positivo de um sistema hidráulico multigrau de alto índice de viscosidade em uma análise do ciclo de vida. Os produtos investigados foram todos fluidos hidráulicos à base de óleo mineral de diferentes níveis de qualidade. Podem ser esperados impactos benéficos adicionais nos EEAs com o uso à base de éster, os chamados fluidos hidráulicos à base de éster biodegradável (HEES). Tais fluidos são conhecidos por possuírem, inerentemente, viscosidades estáveis ao alto cisalhamento e, além disso, levam a um menor atrito em comparação aos fluidos à base de óleo mineral padrão. Outro benefício ambiental é a sua biodegradabilidade. Pesquisas com fluidos à base de éster podem ser o próximo passo para um avanço.

Sobre Aditivos para Combustíveis e Lubrificantes da BASF

A unidade comercial global de Aditivos para Combustíveis e Lubrificantes é uma fornecedora líder para as indústrias de transporte e óleo mineral em todo o mundo e faz parte da divisão Químicos de Performance da BASF. As ofertas abrangem pacotes de desempenho de combustível, aditivos de refinaria, poliisobunetos, refrigerantes de motores (marca Glysantin®) e fluidos de freio, além de aditivos lubrificantes, lubrificantes compostos, estoques básicos sintéticos e componentes para fluidos de usinagem. A unidade comercial tem suas principais instalações em Ludwigshafen, Alemanha, Cincinnati e Florham Park nos EUA, Nanjing e Xangai na China, além de São Paulo, Brasil. A pesquisa e o desenvolvimento são, principalmente, conduzidos em Ludwigshafen, Alemanha, Tarrytown, EUA e Xangai, China. Mais informações estão disponíveis em www.basf.com/fuel-lubricant-solutions.

Aditivos para Combustíveis e Lubrificantes faz parte da divisão BASF Químicos de Performance. O portfólio da divisão também inclui Aditivos Plásticos, Minerais Caulinos, bem como Aditivos de Campos Petrolíferos e Mineração. Clientes de uma variedade de setores industriais, incluindo Químico, Plástico, bens de consumo, Energia e Recursos, e Transporte e Automotivo, se beneficiam de nossas soluções inovadoras. Para saber mais acesse www.performancechemicals.basf.com.

Sobre a FUCHS

FUCHS é um grupo global com raízes alemãs que tem desenvolvido, produzido e vendido lubrificantes e especialidades relacionadas há mais de 85 anos para todas as áreas de aplicação e setores. O grupo possui mais de 60 empresas, emprega quase 5 mil funcionários e é o principal fornecedor independente de lubrificantes no mundo. Com um portfólio de mais de 10 mil produtos e serviços, a FUCHS atende mais de 100 mil clientes globalmente dos seguintes setores: montadoras, fornecedores de peças automotivas, mineração e exploração, metalurgia, agricultura e silvicultura, aeroespacial, geração de energia, engenharia mecânica, construção e transporte, bem como as indústrias siderúrgica, metalúrgica e cimenteira, indústria alimentícia, do setor de produção de vidro e da indústria de fundição e forjamento, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto