Avanço acelerado da IA redesenha mercado de tecnologia e reposiciona empresas de software
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fábio Luporini
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Mais do que uma mudança de nomenclatura, trata-se de uma reconfiguração de identidade corporativa alinhada a um novo ciclo de inovação, investimentos e expectativas do mercado
O avanço acelerado da inteligência artificial (IA) está redesenhando o mercado de tecnologia e provocando um movimento estratégico: empresas tradicionalmente posicionadas como desenvolvedoras de software passam a se apresentar como companhias de inteligência artificial. Mais do que uma mudança de nomenclatura, trata-se de uma reconfiguração de identidade corporativa alinhada a um novo ciclo de inovação, investimentos e expectativas do mercado.
É o que aponta o professor Lacier Dias, empresário, especialista em estratégia, tecnologia e transformação digital, doutorando pela Fundação Dom Cabral e fundador e CEO da B4Data. “Esse reposicionamento é impulsionado, em grande parte, pela consolidação de plataformas e modelos generativos que popularizaram o uso da IA em escala global e ampliaram sua aplicação para além de nichos técnicos. A rápida adoção dessas tecnologias por consumidores e empresas criou uma percepção clara de que a IA deixou de ser diferencial competitivo para se tornar infraestrutura estratégica.”
Outro fator relevante, conforme o especialista, é o movimento do mercado financeiro. “Investidores passaram a valorizar companhias com forte narrativa e capacidade de entrega em IA, o que impacta diretamente em valuation, acesso a capital e visibilidade. Gigantes como Microsoft e Google intensificaram seus aportes e integrações de IA em produtos já consolidados, reforçando a percepção de que o futuro do setor passa, necessariamente, por inteligência artificial embarcada em todas as camadas do software”, observa.
Além disso, há uma mudança estrutural no próprio conceito de produto. O professor explica que, se antes o software era baseado em regras e fluxos pré-definidos, agora ele passa a incorporar sistemas capazes de aprender, gerar conteúdo, automatizar decisões e personalizar experiências em tempo real. “Isso transforma não apenas a experiência do usuário, mas, também, os modelos de negócios, que passam a incluir serviços baseados em dados, automação inteligente e análise preditiva”, ressalta Lacier.
O reposicionamento também reflete a disputa por talentos. “Profissionais especializados em ciência de dados, engenharia de machine learning e arquitetura de modelos tornaram-se ativos estratégicos. Ao se apresentarem como empresas de IA, organizações ampliam seu poder de atração e retenção de especialistas em um mercado altamente competitivo”, pondera o professor. Nesse contexto, de acordo com ele, a transição de empresas de software para empresas de inteligência artificial representa tanto uma resposta às pressões do mercado quanto uma adaptação necessária a uma nova realidade tecnológica. “Mais do que uma tendência passageira, o movimento sinaliza que a IA está deixando de ser um recurso adicional para se tornar o núcleo das estratégias corporativas na economia digital.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>