Firecrawl ataca gargalo da IA corporativa e lança novo agente de dados
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Base Comunica
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Ferramenta permite que sistemas de IA busquem e extraiam os dados, mesmo em sites complexos, de forma autônoma
A Firecrawl, startup especializada em estruturar dados e informações da internet para alimentar sistemas de inteligência artificial (IA), lançou o /agent, um novo agente autônomo para coleta de dados da web. A ferramenta permite que aplicações de IA busquem, naveguem e extraiam informações públicas, inclusive em sites com estruturas complexas, a partir de instruções em linguagem natural, sem a necessidade de scripts personalizados ou mapeamento manual de sites.
O lançamento ocorre em um contexto em que empresas avançam no uso de aplicações baseadas em agentes de IA e passam a enfrentar desafios operacionais relacionados ao acesso a dados externos. Embora modelos de linguagem estejam cada vez mais sofisticados, a obtenção de informações atualizadas da web ainda depende, em muitos casos, de processos manuais, soluções customizadas e manutenção recorrente. A proposta do Firecrawl Agent é automatizar essa etapa e integrar a coleta de dados diretamente ao funcionamento das aplicações.
De acordo com a Firecrawl, o /agent é capaz de realizar buscas, navegar por páginas, seguir links e extrair conteúdos relevantes, inclusive em ambientes digitais com estruturas mais complexas. As informações retornam em formato estruturado, prontas para serem utilizadas por modelos de linguagem e outros sistemas de IA, o que facilita a incorporação da web como fonte de dados para essas aplicações.
“À medida que agentes de IA passam a executar tarefas mais complexas, o acesso à informação se torna um componente central dessas aplicações”, afirma Nicolas Silberstein Camara, cofundador e CTO da Firecrawl. “O /agent foi criado para permitir que desenvolvedores e empresas utilizem a web como uma fonte de dados de forma mais simples e automatizada”, diz o executivo.
Entre os usos destacados pela empresa estão pesquisa automatizada, monitoramento de informações públicas, coleta de dados para análises e enriquecimento de bases internas com conteúdo externo. Ao reduzir a dependência de soluções manuais, o agente busca facilitar a incorporação de dados da web em produtos e fluxos baseados em inteligência artificial.
O /agent passa a integrar o ecossistema da Firecrawl, que já oferece APIs open source para transformar conteúdos não estruturados da internet em dados utilizáveis por aplicações de IA. A nova funcionalidade está disponível em research preview e deve evoluir a partir do uso prático e do feedback da comunidade de desenvolvedores.
Neste ano, a Firecrawl captou R$81 milhões em uma rodada liderada pela Y Combinator. Criada em 2024 pelo brasileiro Nicolas Silberstein Câmara e pelos norte-americanos Caleb Peffer e Eric Ciarla, a startup rapidamente conquistou mais de 10 mil clientes globais, 95% deles de forma orgânica. Entre as empresas estão: Shopify, PwC, Lovable e Canva. Só no Brasil, já são mais de mil empresas, reflexo da demanda crescente por ferramentas que aceleram a coleta e a análise de informações digitais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>