Gestão Assistida por IA impulsiona o novo lançamento do SUSE Linux
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Vitoria Ribeiro
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
SUSE Linux Enterprise Server 16 oferece uma janela de suporte líder no setor e reduz custos e complexidade operacionais por meio da preparação para IA
O primeiro Linux corporativo do setor a integrar IA agêntica é o SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 16, anunciou a SUSEⓇ, líder global em soluções corporativas de código aberto. Esta versão oferece maior visibilidade, insights e automação de gerenciamento para otimizar operações, reduzir custos e tempo de resolução de problemas e acelerar o tempo de lançamento de aplicações críticas.
O SLES 16 introduz IA agêntica com a implementação do padrão Model Context Protocol (MCP). A implementação de IA agêntica da SUSE Linux oferece às empresas uma maneira segura e extensível de conectar modelos de IA a ferramentas e fontes de dados externas, preservando a liberdade de escolha e expansão de provedores de IA sem aprisionamento tecnológico. Ela fornece uma base resiliente e segura, combinando garantias de ciclo de vida de longo prazo e automação em nível corporativo.
“Hoje, todo CIO e CTO precisa aproveitar a IA para obter mais da infraestrutura existente — e isso não pode significar ficar preso a um único ecossistema”, disse Rick Spencer, GM de Business Critical Linux na SUSE. “Com o SUSE Linux Enterprise Server 16, líderes de TI podem impulsionar a eficiência operacional sem precisar contratar novas equipes ou construir uma cadeia de ferramentas personalizada. A SUSE é a primeira a oferecer uma infraestrutura de IA incorporada, aberta e extensível diretamente dentro de um sistema operacional corporativo. Isso, aliado ao nosso compromisso histórico com segurança e conformidade e a um ciclo de vida líder no setor de 16 anos, torna o SLES 16 o primeiro Linux corporativo que concilia inovação imediata e estabilidade de longo prazo.”
SUSE Linux Enterprise Server (SLES): O Primeiro Linux Corporativo Pronto para IA Agêntica
O SLES 16 apresenta uma estrutura para incorporar inteligência diretamente no sistema operacional.
- IA Agêntica Integrada e MCP: O SLES 16 implementa o padrão MCP (Model Context Protocol) e fornece componentes de host e servidor MCP (como prévia técnica) para integrar operações de IA de forma fluida. Ele possibilita administração local com suporte a IA por meio da interface simplificada Cockpit web console — ferramenta padrão de gerenciamento de configuração do SLES 16 — e também via linha de comando, reduzindo sobrecarga operacional.
- Conexão com Qualquer LLM: A plataforma se conecta a qualquer provedor de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM).
- Arquitetura Preparada para o Futuro: A implementação da IA agêntica da SUSE Linux utiliza uma arquitetura extensível e baseada em padrões, pronta para a próxima geração de IA agêntica.
Recursos Adicionais
- Ciclo de Vida Mais Longo, Simples e Previsível: Um dos prazos de suporte mais extensos do mercado — 16 anos — sustenta o SLES 16. Isso o torna o primeiro e único Linux corporativo com um compromisso de suporte além de 2038, garantindo assistência após essa data crítica sem exigir atualizações disruptivas.
- Rollback Instantâneo: Administradores podem reverter instantaneamente quase qualquer modificação — de uma atualização de sistema a uma edição de configuração. Agora ativado por padrão em imagens de nuvem, oferece uma recuperação de nível de sistema operacional mais rápida e granular do que snapshots tradicionais de máquinas virtuais.
- Compilações Reproduzíveis: O SLES 16 é a primeira distribuição Linux corporativa construída com compilações reproduzíveis, permitindo que clientes verifiquem ou reconstruam sua distribuição Linux corporativa a partir do código-fonte, mantendo suporte total da SUSE. Esse nível de transparência e controle — aliado às SBOMs (Software Bills of Materials) — faz parte de um processo de desenvolvimento avaliado para as mais altas certificações de segurança (EAL4+) no mercado Linux.
- Redução da Lacuna de Habilidades: Os componentes principais do SLES 16 reduzem a curva de aprendizado ao migrar de outras distribuições.
Disponibilidade
O SLES 16, incluindo a implementação de IA agêntica da SUSE Linux, estará disponível para todos os clientes e parceiros da SUSE a partir de 4 de novembro de 2025.
A família de produtos SUSE Linux chega com um conjunto de soluções personalizadas para atender às necessidades específicas das empresas, garantindo que haja um Linux adaptado para cada tipo de carga de trabalho. O lançamento inclui:
SUSE Linux Enterprise Server for SAP Applications 16: Para ambientes SAP críticos, oferecendo uma base segura e de alto desempenho otimizada para cargas de trabalho SAP HANA e S/4HANA.
SUSE Linux Enterprise High Availability Extension 16: Projetada para garantir máxima continuidade de negócios, fornecendo failover automatizado e clustering para proteger serviços essenciais e evitar indisponibilidades.
SUSE Linux Micro 6.2: Ideal para cargas de trabalho que exigem um sistema operacional mais resiliente — como edge, embarcados e implantações distribuídas. Com design transacional e imutável, esse sistema baseado em imagem é ideal para operações DevOps automatizadas e previsíveis em larga escala.
Sobre a SUSE
A SUSE é líder global em soluções corporativas de código aberto inovadoras, confiáveis e seguras, incluindo o SUSE® Linux Suite, o SUSE® Rancher Suite, o SUSE® Edge Suite e o SUSE® AI Suite. Mais de 60% das empresas da Fortune 500 confiam na SUSE para alimentar suas cargas de trabalho de missão crítica, permitindo-lhes inovar em todos os lugares — do data center à nuvem, à borda e além. A SUSE devolve o "aberto" ao código aberto, colaborando com parceiros e comunidades para oferecer aos clientes a capacidade de enfrentar os desafios da inovação hoje e a liberdade de desenvolver suas estratégias e soluções amanhã.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>