SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Gestão Assistida por IA impulsiona o novo lançamento do SUSE Linux

  • Quinta, 30 Outubro 2025 18:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitoria Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

SUSE Linux Enterprise Server 16 oferece uma janela de suporte líder no setor e reduz custos e complexidade operacionais por meio da preparação para IA

O primeiro Linux corporativo do setor a integrar IA agêntica é o SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 16, anunciou a SUSEⓇ, líder global em soluções corporativas de código aberto. Esta versão oferece maior visibilidade, insights e automação de gerenciamento para otimizar operações, reduzir custos e tempo de resolução de problemas e acelerar o tempo de lançamento de aplicações críticas.

O SLES 16 introduz IA agêntica com a implementação do padrão Model Context Protocol (MCP). A implementação de IA agêntica da SUSE Linux oferece às empresas uma maneira segura e extensível de conectar modelos de IA a ferramentas e fontes de dados externas, preservando a liberdade de escolha e expansão de provedores de IA sem aprisionamento tecnológico. Ela fornece uma base resiliente e segura, combinando garantias de ciclo de vida de longo prazo e automação em nível corporativo.

“Hoje, todo CIO e CTO precisa aproveitar a IA para obter mais da infraestrutura existente — e isso não pode significar ficar preso a um único ecossistema”, disse Rick Spencer, GM de Business Critical Linux na SUSE. “Com o SUSE Linux Enterprise Server 16, líderes de TI podem impulsionar a eficiência operacional sem precisar contratar novas equipes ou construir uma cadeia de ferramentas personalizada. A SUSE é a primeira a oferecer uma infraestrutura de IA incorporada, aberta e extensível diretamente dentro de um sistema operacional corporativo. Isso, aliado ao nosso compromisso histórico com segurança e conformidade e a um ciclo de vida líder no setor de 16 anos, torna o SLES 16 o primeiro Linux corporativo que concilia inovação imediata e estabilidade de longo prazo.”

SUSE Linux Enterprise Server (SLES): O Primeiro Linux Corporativo Pronto para IA Agêntica

O SLES 16 apresenta uma estrutura para incorporar inteligência diretamente no sistema operacional.

- IA Agêntica Integrada e MCP: O SLES 16 implementa o padrão MCP (Model Context Protocol) e fornece componentes de host e servidor MCP (como prévia técnica) para integrar operações de IA de forma fluida. Ele possibilita administração local com suporte a IA por meio da interface simplificada Cockpit web console — ferramenta padrão de gerenciamento de configuração do SLES 16 — e também via linha de comando, reduzindo sobrecarga operacional.
- Conexão com Qualquer LLM: A plataforma se conecta a qualquer provedor de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM).
- Arquitetura Preparada para o Futuro: A implementação da IA agêntica da SUSE Linux utiliza uma arquitetura extensível e baseada em padrões, pronta para a próxima geração de IA agêntica.

Recursos Adicionais

- Ciclo de Vida Mais Longo, Simples e Previsível: Um dos prazos de suporte mais extensos do mercado — 16 anos — sustenta o SLES 16. Isso o torna o primeiro e único Linux corporativo com um compromisso de suporte além de 2038, garantindo assistência após essa data crítica sem exigir atualizações disruptivas.
- Rollback Instantâneo: Administradores podem reverter instantaneamente quase qualquer modificação — de uma atualização de sistema a uma edição de configuração. Agora ativado por padrão em imagens de nuvem, oferece uma recuperação de nível de sistema operacional mais rápida e granular do que snapshots tradicionais de máquinas virtuais.
- Compilações Reproduzíveis: O SLES 16 é a primeira distribuição Linux corporativa construída com compilações reproduzíveis, permitindo que clientes verifiquem ou reconstruam sua distribuição Linux corporativa a partir do código-fonte, mantendo suporte total da SUSE. Esse nível de transparência e controle — aliado às SBOMs (Software Bills of Materials) — faz parte de um processo de desenvolvimento avaliado para as mais altas certificações de segurança (EAL4+) no mercado Linux.
- Redução da Lacuna de Habilidades: Os componentes principais do SLES 16 reduzem a curva de aprendizado ao migrar de outras distribuições.

Disponibilidade

O SLES 16, incluindo a implementação de IA agêntica da SUSE Linux, estará disponível para todos os clientes e parceiros da SUSE a partir de 4 de novembro de 2025.

A família de produtos SUSE Linux chega com um conjunto de soluções personalizadas para atender às necessidades específicas das empresas, garantindo que haja um Linux adaptado para cada tipo de carga de trabalho. O lançamento inclui:

SUSE Linux Enterprise Server for SAP Applications 16: Para ambientes SAP críticos, oferecendo uma base segura e de alto desempenho otimizada para cargas de trabalho SAP HANA e S/4HANA.
SUSE Linux Enterprise High Availability Extension 16: Projetada para garantir máxima continuidade de negócios, fornecendo failover automatizado e clustering para proteger serviços essenciais e evitar indisponibilidades.
SUSE Linux Micro 6.2: Ideal para cargas de trabalho que exigem um sistema operacional mais resiliente — como edge, embarcados e implantações distribuídas. Com design transacional e imutável, esse sistema baseado em imagem é ideal para operações DevOps automatizadas e previsíveis em larga escala.

Sobre a SUSE

A SUSE é líder global em soluções corporativas de código aberto inovadoras, confiáveis e seguras, incluindo o SUSE® Linux Suite, o SUSE® Rancher Suite, o SUSE® Edge Suite e o SUSE® AI Suite. Mais de 60% das empresas da Fortune 500 confiam na SUSE para alimentar suas cargas de trabalho de missão crítica, permitindo-lhes inovar em todos os lugares — do data center à nuvem, à borda e além. A SUSE devolve o "aberto" ao código aberto, colaborando com parceiros e comunidades para oferecer aos clientes a capacidade de enfrentar os desafios da inovação hoje e a liberdade de desenvolver suas estratégias e soluções amanhã.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version