SEGS Portal Nacional

Info&Ti

81,7% das empresas já apostam em IA no IoT, mas setor esbarra em custos, conectividade e falta de apoio público

  • Quarta, 01 Outubro 2025 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Condado
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Pesquisa da ABINC e TI Inside revela integração do IoT com IA e 5G como tendências-chave para o setor, mas aponta obstáculos significativos como entraves estruturais e a urgência de políticas públicas para destravar o crescimento

A pesquisa “Panorama do IoT no Brasil 2025”, conduzida pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e pelo portal TI Inside, mostra que a Internet das Coisas vem se consolidando como um componente estratégico para empresas brasileiras — principalmente com a crescente adoção da inteligência artificial. Porém, o estudo mostra que o avanço da tecnologia ainda enfrenta barreiras e carece de políticas públicas claras para atingir seu maior potencial.

De acordo com o levantamento, 81,7% das empresas fornecedoras de soluções IoT já oferecem (38%) ou estão desenvolvendo (43,7%) aplicações com IA embarcada. Esse dado indica um movimento claro de ampliação da oferta e mostra que a Inteligência Artificial já é uma realidade concreta em muitas operações, sendo utilizada para análise preditiva, automação de processos, otimização de recursos e aumento da eficiência. Apenas 18,3% afirmaram não ter planos para adotar IA em seus produtos ou serviços de IoT. “Esse número relativamente baixo reforça a percepção de que a integração entre IoT e IA deixou de ser tendência e se tornou um caminho natural para empresas que querem transformar dados em valor estratégico”, afirma Rogério Moreira, diretor de tecnologia da ABINC. “Mas esse caminho exige infraestrutura robusta e um ambiente regulatório que inspire confiança”.

Apesar do entusiasmo com as tecnologias de IoT, o Raio-X produzido pela ABINC e pelo TI Inside revela obstáculos significativos. O custo de implementação ainda é apontado como o principal entrave por 23,9% dos entrevistados, seguido pela infraestrutura de conectividade (22,5%) e pela baixa adesão dos clientes (21,1%). Dentro das empresas que adotam essas tecnologias, os desafios também incluem, além dos custos (25%), a segurança e privacidade dos dados (20%), falta de conhecimento técnico (15%) e dificuldade para escolher fornecedores confiáveis (15%).

“Mesmo com o avanço das tecnologias de IoT, muitas organizações ainda enfrentam dificuldades para escalar projetos de forma sustentável. A falta de mão de obra qualificada e de integração com sistemas legados agrava o problema”, completa Moreira.

Outro dado relevante do levantamento é a percepção sobre o papel do governo: 10% dos respondentes apontam a regulamentação e políticas públicas como fator estratégico para o futuro do setor. A ausência de uma regulamentação clara impacta diretamente a confiança do mercado, a segurança jurídica e a atração de investimentos — especialmente em áreas como segurança de dados, espectro de frequência e incentivos fiscais.

Além disso, a expectativa de integração entre IoT e IA é citada por 63,3% das empresas como tendência-chave para os próximos anos. O levantamento aponta ainda, em segundo lugar, com 13,3%, a expansão do 5G como uma infraestrutura considerada essencial para o avanço de aplicações em tempo real, veículos autônomos, cidades inteligentes e automação industrial em larga escala. No entanto, para que essa convergência se torne realidade no Brasil, será essencial que o setor público avance com clareza na regulamentação e no estímulo à inovação.

“A ABINC tem discutido internamente e com algumas pessoas do governo sobre atualizar o Plano Nacional de IoT, instituído em 25 de junho de 2019. Foi uma ação muito bem executada pelo governo, que gerou muitos frutos, mas que agora precisa de uma revisão, para se adaptar às novas tecnologias e tendências”, finaliza Rogério Moreira.

Sobre a pesquisa

A pesquisa “Panorama do IoT no Brasil 2025” ouviu empresas fornecedoras e usuárias de soluções de IoT de diferentes setores, como tecnologia, indústria, varejo, saúde, logística e agronegócio. O objetivo é mapear as tendências, barreiras, aplicações e investimentos em um dos mercados mais promissores da transformação digital. 

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version