Samsung Ads celebra o Dia do Gamer e revela crescimento acelerado do gênero nas Smart TVs da marca
Levantamento mostra como 4,6 milhões de dispositivos transformam a sala em espaço de jogo e imersão reforçando o papel da tela grande como protagonista dessa experiência
Se antes a Smart TV era sinônimo de novelas, séries, filmes, hoje ela também se consolidou como sala de jogos. Neste 29 de agosto, Dia do Gamer, a Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics – celebra a data com um levantamento inédito de dados de consumo de conteúdo desse público nas CTVs da marca, revelando um crescimento acelerado desse universo no Brasil.
Entre fevereiro e julho deste ano, mais de 4,6 milhões de Smart TVs Samsung no País se conectaram ao mundo gamer, seja por aplicativos, pelo Gaming Hub, canal Ubisoft, no Samsung TV Plus, ou por conexão de consoles, o que representa 19% da base total ativa de TVs Conectadas da marca. O engajamento cresceu de forma expressiva no período, uma vez que o uso de aplicativos de jogos aumentou 21%, enquanto o Gaming Hub registrou alta de 14%, em contraste com um aumento de apenas 6% em apps não relacionados a jogos.
Perfil do gamer na tela grande
56% são homens e 44% mulheres;
A faixa etária mais ativa é a de 20 a 44 anos, com destaque para os jovens de 20 a 24 anos;
70% são heavy/medium streamers, mostrando que game e streaming andam de mãos dadas;
O Sudeste concentra mais da metade dos gamers (53%), seguido pelo Nordeste (15%) e Sul (15%);
48% possuem TVs entre 51 e 70 polegadas, com destaque para modelos de 61 a 70 polegadas, que oferecem maior imersão.
O que move os gamers?
Segundo uma pesquisa realizada pela Offerwise para a Samsung Ads, 76% dos entrevistados se consideram gamers, mantendo uma rotina de jogo moderada ou intensa. Além disso, a análise aponta que o fim de semana é o momento favorito para os jogos, especialmente das 15h à meia-noite.
A Smart TV já ocupa o primeiro lugar como dispositivo preferido para jogar (32%), superando consoles portáteis (23%), notebooks/PCs (22%) e smartphones (19%).
Entre os motivos que levam os apaixonados por games para a TV conectada são:
O tamanho da tela (72%);
O conforto do sofá (64%);
A qualidade da imagem (63%);
Qualidade do som (61%);
Experiência imersiva (44%).
Gaming Hub: o palco dos gamers
Com cada vez mais protagonismo, o Gaming Hub já é conhecido por 94% dos gamers e usado regularmente por 58%. Entre as funcionalidades favoritas estão:
Jogos gratuitos (73%);
Os serviços de nuvem (72%);
As indicações personalizadas (46%).
E quando o assunto são consoles, a variedade é grande. Entre os mais utilizados, o PlayStation lidera com 73%, seguido por Xbox, com 49%, o PC Gamer com 25% e o Nintendo Switch com 21%.
Publicidade também entra no jogo
Com telas grandes, som imersivo e um ecossistema cada vez mais conectado, as Smart TVs se consolidam como o palco ideal para a jornada gamer. Além de jogar, os gamers também prestam atenção à publicidade: 70% afirmam lembrar de anúncios vistos em Smart TVs Samsung, seja na primeira tela (44%), nos intervalos da programação do Samsung TV Plus (42%) ou dentro do Gaming Hub (28%).
Fonte: Dados proprietários Samsung AdsI Base Conectada e Ativa no Brasil em Julho 2025 I +23.4MM de Smart TVs I Média de 4 pessoas por lar; Estudo proprietário realizado com a Offerwise em Julho de 2025 com usuários de Smart TVs Samsung no Brasil.
Sobre a Samsung Ads
Parte da Samsung Electronics, a Samsung Ads é a unidade de negócios com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. Foi lançada nos Estados Unidos em 2015, com atuação ampliada no Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia, e chegou à América Latina – especificamente ao Brasil e ao México – em 2020 com a missão de conectar marcas e consumidores, oferecendo escala, eficiência, alcance incremental e as mensurações/segmentações do digital com a experiência de áudio e vídeo de uma grande tela de TV.
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