IA como facilitadora de rotinas, não vilã: especialista alerta para uso consciente da tecnologia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Rowena Romagnoli
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Em um cenário cada vez mais moldado pela tecnologia, as inteligências artificiais (IAs) ganham espaço como ferramentas indispensáveis no dia a dia. Uma pesquisa realizada pela Ipsos e o Google mostrou que em 2024 o Brasil registrou 54% dos entrevistados como usuários IA generativa enquanto a média global ficou em 48%. No entanto, o uso indiscriminado e pouco consciente desses sistemas tem gerado uma preocupação crescente entre especialistas: a possível “precarização” do raciocínio lógico humano.
Para Marco Giroto, especialista em Inteligência Artificial e fundador da rede de escolas de programação e robótica SuperGeeks, é preciso olhar para a IA com mais equilíbrio. “A inteligência artificial não é uma vilã. Ela é uma ferramenta muito útil, mas que precisa ser usada com consciência. O problema não está na tecnologia em si, mas na forma como as pessoas a utilizam no dia a dia”, afirma.
O especialista destaca que, quando utilizada sem critério, a IA pode sim levar a uma dependência cognitiva. “Estamos vendo jovens e adultos terceirizando até as tarefas mais simples de raciocínio para a IA. Isso, a longo prazo, pode comprometer habilidades essenciais como lógica, resolução de problemas e pensamento crítico”, explica.
Ao mesmo tempo, Giroto reforça que a tecnologia também pode ser uma aliada poderosa quando bem orientada, pois a IA é capaz de otimizar rotinas, ajudar na organização pessoal, aprimorar a produtividade e até estimular a criatividade. O importante é manter o usuário no controle, e não o contrário.
Na prática, isso significa promover o uso consciente desde cedo. Na SuperGeeks, por exemplo, os alunos são incentivados a entender como a IA funciona e como usá-la de forma ética e inteligente. A missão é formar não apenas consumidores, mas criadores de tecnologia.
“Queremos que as crianças saibam programar, questionar, pensar por si mesmas e usar a IA para potencializar suas ideias, não para substituí-las”, diz Giroto.
O avanço das inteligências artificiais é irreversível e exponencial, e o desafio agora é adaptar-se a essa nova realidade com senso crítico e propósito. Como conclui Giroto. A IA deve ser um trampolim para o desenvolvimento humano, não um atalho para a preguiça intelectual.
Sobre
A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>