SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Automação contínua é prioridade para as telecomunicações

  • Sexta, 25 Julho 2025 18:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Avanço da inteligência artificial e da Rede como Serviço colocam a automação no centro da estratégia digital do setor

A crescente demanda por novos serviços e o surgimento de redes cada vez mais complexas têm levado o setor de telecomunicações a um ponto de inflexão. Frente a um cenário de pressão por escalabilidade, eficiência e segurança, com otimização de custos, as empresas precisam de uma estratégia digital que permita conexões mais rápidas e ofertas mais personalizadas aos clientes. Para responder a essas necessidades, a automação emerge como uma peça-chave para moldar o presente e remodelar o futuro da indústria.

Lançar novos serviços no mercado com mais rapidez exige aumentar a automação da implantação, operação e gerenciamento das redes e serviços. Além disso, executar a automação em escala diminui bastante as despesas operacionais e aumenta a receita. É por isso que provedores de serviço de todos os portes estão buscando maneiras de ampliar a automação para além das diferentes iniciativas e sistemas isolados que existem hoje.

“Estamos vendo uma mudança profunda na maneira como as empresas estruturam suas operações. A automação não é mais opcional: ela é a base para qualquer transformação significativa”, afirma Alejandro Raffaele, diretor sênior de vendas Enterprise para a América Latina na Red Hat. “Automação é sinônimo de agilidade, resiliência e escala – e esses são os pilares da nova economia digital.”

Nuvem como referência e a automação como motor

Uma das principais indústrias utilizando a automação para se reinventar é a de telecomunicações, onde o avanço da Rede como Serviço (NaaS, na sigla em inglês) tem impulsionando mudanças. O crescimento dessas redes direciona o setor para um modelo no qual a conectividade é consumida como um serviço sob demanda, exigindo automação de ponta a ponta: desde a cadeia de suprimentos até a integração via APIs.

A promessa da NaaS é entregar uma experiência semelhante a da nuvem pública: recursos escaláveis, sob demanda e altamente personalizados. Para isso, porém, requer uma automação precisa e contínua, possibilitando aos provedores acelerar a entrega de serviços, diminuir erros, melhorar a eficiência operacional e liberar suas equipes de tarefas manuais e repetitivas.

“A automação capacita os provedores a oferecer uma experiência semelhante a da nuvem para serviços de rede, suportando conectividade sob demanda, integração multinuvem e desempenho superior de aplicações", explica Thiago Araki, diretor sênior de tecnologia para a América Latina na Red Hat. “Também permite implementar novos modelos comerciais, fomentando a inovação e simplificando o consumo de rede.”

Automação inteligente

Outro acelerador da automação é a inteligência artificial. A chamada automação inteligente, que integra IA à automação, tem transformado as operações empresariais em diversos segmentos. Segundo dados da McKinsey, organizações que adotaram essa abordagem registraram aumento de 35% na produtividade e uma redução de 20% nos custos operacionais.

Cresce também o uso de agentes de IA para desbloquear um maior nível de automação nas empresas de telecomunicações. Outro recente levantamento da McKinsey apontou que 52% dos executivos afirmam estar usando ou planejando usar agentes de IA para aprimorar os esforços existentes de automação do fluxo de trabalho em áreas como otimização de energia, planejamento financeiro e desenvolvimento de software.

“Hoje, falamos de automação não apenas para eficiência, mas para viabilizar inovação. Ao integrar automação com inteligência artificial, conseguimos criar fluxos inteligentes, capazes de reagir em tempo real a eventos e mudanças na rede”, explica Paulo Ceschin diretor sênior do Ecossistema de Parceiros para a Red Hat Latam e Líder de Vendas para a Red Hat Brasil.

Imperativo para o sucesso

Ao trazer mais agilidade, atuação consistente e precisa, além de foco nas principais prioridades para o negócio das telco, a automação deixou de ser um diferencial competitivo para tornar-se um recurso de missão crítica. A Red Hat, com sua plataforma de automação aberta e colaborativa, se posiciona no centro dessa transformação, oferecendo ferramentas para que as operadoras transformem desafios técnicos em oportunidades.

O Red Hat Ansible Automation Platform disponibiliza os principais recursos para que as empresas possam criar, implantar e gerenciar a automação em larga escala. A plataforma open source da Red Hat aumenta a velocidade do serviço, aprimora a conformidade e a segurança, além de diminuir as despesas operacionais de maneira significativa.

“O Red Hat Ansible Automation Platform é uma solução que permite implementar uma estratégia corporativa de automação de missão. Combina segurança, funcionalidades, integrações e flexibilidade para expandir a automação entre domínios, orquestrar fluxos de trabalho essenciais e otimizar as operações de TI para adotar a Inteligência Artificial", explica Daniel Romero, gerente sênior de automação para a América Latina na Red Hat.

Um estudo recente da IDC revelou um ROI médio de 668% em três anos para organizações que adotaram a plataforma. Mas esse não é o único benefício. A Telenor, uma das maiores provedoras de serviços de telecom mobile do mundo, conseguiu implementar uma rede 5G com zero intervenção manual, reduzindo drasticamente o tempo de configuração e aumentando a confiabilidade de sua infraestrutura com o uso do Red Hat Ansible. Já a Vodafone Idea Limited usa a solução para consolidar e integrar as ferramentas de automação em um sistema unificado de plataforma, dashboard, auditoria e geração de relatórios, com resultados que incluem economia de custo de 30% ao ano e de mil horas de trabalho para a equipe.

Segurança embarcada

Com a proliferação de dispositivos conectados, de sensores de IoT a aplicações industriais, a superfície de ataque aumentou exponencialmente. E a resposta a essa nova ameaça também passa pela automação. Ferramentas automatizadas reduzem o tempo de resposta a incidentes e garantem ações coordenadas com mais precisão.

“Estamos apenas no começo do que a automação pode proporcionar. As empresas que entenderem isso estarão mais bem preparadas para liderar a próxima onda de inovação. No fim do dia, automação não é sobre tecnologia — é sobre fazer mais com menos, mais rápido e com segurança. E isso interessa não só às empresas de telecomunicações, mas a todos nós, que vivemos em um mundo cada vez mais conectado", conclui Araki.

Sobre a Red Hat

A Red Hat é líder em tecnologia de nuvem híbrida aberta, e proporciona uma base confiável, consistente e abrangente para uma inovação transformadora em TI e aplicações de inteligência artificial (IA). Seu portfólio de tecnologias de nuvem, desenvolvimento, IA, Linux e automação permite a implementação de qualquer aplicação, em qualquer lugar, desde data centers até a edge. Como líder mundial no fornecimento de soluções de software open source empresarial, a Red Hat investe em ecossistemas e comunidades abertas para resolver os desafios de TI do futuro. Por meio da colaboração, a Red Hat ajuda clientes e parceiros a construir, conectar, automatizar, proteger e gerenciar seus ambientes de TI, com o suporte de serviços de consultoria, treinamento e certificação reconhecidos mundialmente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version