7 riscos reais do uso irregular de certificados digitais
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Viviane Ponte
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Utilização indevida de e-CPF e e-CNPJ pode gerar fraudes, autuações e até processos criminais
São muitas as situações no dia a dia corporativo que podem apresentar ameaças. Certificados digitais como e-CPF e e-CNPJ são ferramentas essenciais para garantir autenticidade, integridade e validade jurídica em diversas transações. No entanto, seu uso inadequado pode expor empresas e profissionais a sérios riscos financeiros, fiscais e até criminais.
De acordo com José Luiz Vendramini, sales account manager da Redtrust na América Latina, o certificado digital é o DNA de qualquer empresa ou entidade, sendo fundamental para sua identidade e segurança no mundo digital. “O impacto que a manipulação ou roubo desses certificados representa para as empresas pode ser enorme”, explica.
"Trata-se de uma ameaça grave à reputação das empresas, pois pode comprometer a confiança de seus clientes. Além disso, uma violação de segurança pode ter um impacto devastador na percepção da marca, resultando em perda de credibilidade e danos duradouros à reputação corporativa”, completa Vendramini.
Com base em situações reais, a Redtrust destaca os principais perigos associados ao uso irregular dessas credenciais e reforça a importância da governança sobre sua utilização.
Uso indevido por funcionários ou terceiros
Colaboradores com acesso ao e-CNPJ podem assinar contratos ou executar operações sem autorização da diretoria. Isso pode comprometer juridicamente a organização com obrigações não reconhecidas, podendo ocasionar responsabilidades legais por contratos fraudulentos.
Fraudes fiscais e simulação de transações
Fraudadores podem acessar um e-CNPJ e emitir notas fiscais falsas com o objetivo de criar créditos tributários legais. Com isso, a empresa pode sofrer autuações da Receita Federal, multas e processos criminais.
Roubo de identidade digital e assinatura fraudulenta
O armazenamento local e desprotegido de certificados facilita a ação de hackers, que podem usar essas credenciais para invadirem o sistema de um contador, por exemplo, e roubarem um e-CPF para assinar documentos ou realizar ações em nome do titular, gerando prejuízos financeiros e processos judiciais.
Uso de certificados expirados ou revogados
Assinaturas feitas com certificados vencidos podem ser invalidadas legalmente. Isso atrasa processos importantes, gera retrabalho e compromete a validade de documentos legais, como contratos ou declarações fiscais. Diante desse cenário, contratos podem ser anulados e processos burocráticos atrasados.
Fraudes em processos licitatórios
O uso de diferentes e-CNPJs por empresas controladas pelo mesmo grupo em licitações públicas é uma prática ilegal que pode levar à exclusão de processos licitatórios e penalidades legais.
Compartilhamento informal de certificados
Empresários e profissionais liberais que compartilham seus e-CPFs ou e-CNPJs com contadores, consultores ou terceiros estão expostos a fraudes como abertura de empresas laranjas, movimentações financeiras indevidas e falsidade ideológica. Diante disso, o titular pode ser responsabilizado por crimes cometidos em seu nome.
Assinaturas de declarações de imposto falsas
Contadores podem submeter declarações com erros ou inconsistências utilizando o e-CPF de um cliente, o que acarretará multa e processo ao titular por sonegação fiscal.
Os certificados digitais são ferramentas poderosas, mas sem uma solução de gestão adequada, podem representar grandes riscos. Para as situações citadas, a Redtrust possui gestão adequada que vai além do armazenamento. Ela inclui:
- Controle granular de acessos e logs detalhados, garantindo que apenas usuários autorizados possam utilizar os certificados digitais.
- Restrição do uso do certificado a usuários específicos e monitoramento em tempo real para evitar ações fraudulentas.
- Monitoramento automático da validade dos certificados e alertas para renovação antecipada.
- Gestão centralizada que impede o uso indevido dos certificados, garantindo transparência e conformidade com a legislação.
- Armazenamento seguro dos certificados digitais sem necessidade de exportação para dispositivos locais, evitando acessos indevidos.
- Autenticação segura e impossibilidade de cópia ou exportação do certificado, evitando uso indevido.
- Controle de uso e rastreamento de todas as assinaturas realizadas, garantindo conformidade e auditoria.
Sobre a Redtrust
A Redtrust, empresa do grupo Keyfactor, é a solução escolhida pelas empresas para gerenciar e controlar sua identidade digital. O armazenamento dos certificados digitais em um gestor especializado garante segurança, tanto ao autenticar-se para realizar trâmites online com outras entidades e organismos públicos, quanto para assinar digitalmente documentos e comunicações.
Mais de 1.000 empresas, nos mais diversos setores como financeiro, energético, agronegócio e construção, confiam na Redtrust para uma gestão centralizada de seus certificados digitais, com os mecanismos necessários de controle sobre seus usos e ciclo de vida. A proteção dos certificados é assegurada ao serem armazenados em um servidor cifrado, único e independente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>