SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Lerian lança solução que integra core banking e inteligência artificial

  • Quarta, 25 Junho 2025 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Freepik

Startup traz ao mercado o MCP Server & Memory, serviço inédito que dá a assistentes de IA acesso seguro e em tempo real a documentação técnica, APIs e dados operacionais

A Lerian, referência em infraestrutura financeira open source na América Latina, anuncia o lançamento oficial do MCP Server & Memory, uma solução que conecta modelos de linguagem (LLMs), como ChatGPT e Claude, diretamente aos sistemas core banking. Com a tecnologia, a startup transforma o ledger financeiro em um “cérebro vivo”, capaz de interagir com operadores humanos e executar comandos complexos por meio de linguagem natural.

A novidade posiciona a empresa na vanguarda global da integração entre inteligência artificial generativa e infraestrutura financeira crítica.

Nova geração de sistemas financeiros inteligentes

O MCP (Model Context Protocol) funciona como um protocolo de integração entre LLMs e os produtos da Lerian, permitindo que assistentes de IA tenham acesso seguro, contextual e em tempo real à documentação técnica, APIs e dados operacionais utilizados , tudo com controle local e auditabilidade total.

“Enquanto o mercado ainda experimenta os usos da IA em relatórios ou chatbots, nós decidimos ir direto ao core banking, literalmente. Os nossos dois MCPs (Lerian Server e Lerian Memory Server) permitem que a IA analise dados do nosso core bancário, ao mesmo tempo que auxilia desenvolvedores com um sistema que ‘gerencia memórias’ de longo prazo durante o processo de desenvolvimento de integrações com a nossa plataforma”, afirma Fred Amaral, CEO e Fundador da Lerian. “São dois MCPs que são utilizados pela nossa própria equipe durante o processo de desenvolvimento dos nossos próprios códigos e rotinas e que agora está aberto aos nossos clientes”, complementa Amaral.

Mercado pronto para a revolução

Segundo um relatório da McKinsey de 2024, 65% das organizações já utilizam IA generativa regularmente, quase o dobro em relação ao ano anterior. Empresas que adotam IA em múltiplas funções relatam aumentos de receita e reduções de custos significativos em áreas como operações de serviço, engenharia de software e desenvolvimento de produtos.

Além disso, o relatório AI Index 2025 da Stanford indica que o investimento corporativo em IA alcançou US$ 252,3 bilhões em 2024, com 78% das organizações relatando o uso de IA, um aumento substancial em relação aos 55% de 2023.

Porém, como destaca o CEO da Lerian, atualmente existem soluções de IA para diversas rotinas de uma empresa, mas nada para o core banking e seus dados.

“Assistentes já automatizam e-mails, resumem reuniões, preparam apresentações, geram código e até fazem recomendações de marketing. Mas quando o assunto é lidar com transações, contas, saldos e movimentações financeiras em tempo real, o coração de uma operação bancária, as opções simplesmente não existem", complementa Fred.

Lacuna preenchida no mercado de IA

Essa é a lacuna que os MCPs da Lerian vieram preencher: permitir que IAs atuem com inteligência, segurança e contexto direto no núcleo financeiro de uma empresa. Isso dará autonomia para times não técnicos, acelerando fluxos internos (como aprovações e relatórios), reduzindo custos operacionais e oferecendo diferencial competitivo para os clientes, ao mesmo tempo que auxilia times técnicos no dia a dia do uso da plataforma Lerian.

Assim, com os módulos de MCP da Lerian, tarefas como: consultas e análise de transações, geração de código com SDKs Lerian (Go e TypeScript), criação de contas e simulações financeiras, geração de relatórios e troubleshooting de integrações podem ser feitas por assistentes de IA com comandos simples.

“O colaborador de um time de operações financeiras de uma fintech pode simplesmente acessar o ChatGPT e executar um prompt como: ‘Mostre todas as transações financeiras acima de R$ 50 mil que tivemos nas últimas 24 horas e gere um report em xls para essa análise em ordem decrescente de valor’ e ter isso em suas mãos para análise em questões de segundos”, explica Fred Amaral. “Para times de tecnologia, por exemplo, os desenvolvedores podem perguntar: ‘Como faço o deploy do ledger via Terraform’ ou ‘me guie em um tutorial para criar uma organização e uma conta’ e entender rapidamente como realizar esse passo a passo e ter acesso à documentação onde existe a informação", pontua. “Por fim, um desenvolvedor fazendo suas próprias integrações da Lerian com sistemas internos pode simplesmente perguntar ‘como foram feitas integrações do ledger com nossos ERPs internos?’, e receber uma visão detalhada de implementações reais que foram feitas no passado”, finaliza.

Privacidade e controle local por padrão

Diferente de abordagens genéricas, o Lerian MCP Server & Memory, é executado localmente, ou seja, o acesso é feito somente com leitura por padrão, validação de permissões antes de qualquer ação e sem expor dados sensíveis. Todas as ações são auditáveis, permissões de leitura e escrita em cada API da plataforma Lerian precisam ser aprovadas por escopo para cada usuário, e por padrão, o acesso é de leitura e em compliance com LGPD (sem dados sensíveis sendo expostos).

Essas características são importantes já que evitam o vazamento de informações acidentais, garante compliance com regras de privacidade e, ainda, oferece auditabilidade completa sobre o que foi consultado, por quem e o contexto completo das consultas.

Sobre a Lerian

A Lerian é uma startup que desenvolve soluções inovadoras de core banking open source. Combinando expertise técnica em tecnologia, serviços financeiros e banking as a service, a empresa oferece ferramentas projetadas para dar autonomia e performance a instituições de todos os portes. Seu principal produto é o Midaz, o primeiro ledger open source de alta performance voltado ao setor financeiro, capaz de atender múltiplos mercados com flexibilidade e robustez.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version