SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Golpes via SMS disparam no Brasil e geram crise de confiança; empresas buscam alternativas

  • Segunda, 16 Junho 2025 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Foto: Freepik

Em um Brasil onde 7 em cada 10 pessoas desconfiam de promoções por SMS, nova tecnologia busca devolver segurança ao diálogo entre empresas e consumidores.

Você já deixou de responder uma mensagem de uma loja ou banco com medo de ser golpe? Esse receio tem nome: a crise de confiança nos canais de comunicação digitais. Com o boom de fraudes por SMS e WhatsApp, muitos brasileiros passaram a desconfiar até de mensagens legítimas de empresas, e isso está custando caro para o comércio.

Por que as mensagens ainda são essenciais?

Apesar dos riscos de golpes, os números não mentem: segundo estudo da Nodius, 8 em cada 10 brasileiros preferem receber comunicações por SMS ou WhatsApp em vez de e-mail ou ligações.

Não é à toa, “promoções enviadas por mensagem têm taxa de resposta significativamente maior do que as tradicionais campanhas por e-mail, e a maioria das compras online ainda é impulsionada por aquele primeiro contato direto da loja no celular do consumidor”, explica Felipe Garcia, CMO e Co-founder da Huni. Ou seja, mesmo com a desconfiança, esse canal segue sendo o preferido do público – desde que as empresas garantam segurança e transparência na comunicação.

Os números mostram por que tantas pessoas estão não pensam duas vezes para deletar qualquer SMS suspeito:

- Só em 2023, os golpes por mensagem cresceram 152% no Brasil (Apura Cyber Intelligence)
- Cada brasileiro recebe em média 5 mensagens suspeitas por semana (Opinion Box, 2024)
- 7 em cada 10 pessoas já deixaram de responder a promoções reais por medo de fraude

O prejuízo é duplo: enquanto os criminosos lucram, empresas sérias veem suas campanhas perderem eficácia. Um levantamento recente revela que 30% dos clientes ignoram mensagens importantes de seus próprios bancos por desconfiança. É nesse cenário que a startup brasileira Huni está ganhando espaço, com uma tecnologia que permite segurança às comunicações entre empresas e consumidores.

A solução da Huni

Enquanto outras plataformas cobram por mensagens enviadas (mesmo não entregues), a Huni garante pagamento apenas por SMS efetivamente entregues, além de oferecer um certificado de autenticidade que comprova a origem legítima de cada mensagem e um sistema inteligente que identifica e bloqueia tentativas de golpe antes mesmo de alcançarem os clientes.

"Queremos que tanto empresas quanto consumidores voltem a confiar na comunicação por mensagem, e por isso criamos um sistema onde você só paga pelo que realmente funciona e tem total garantia de segurança", explica Felipe, destacando que a tecnologia já está ajudando empresas a recuperarem a eficácia de suas comunicações em um mercado cada vez mais desconfiado.

E para o consumidor em geral, isso traz benefícios diretos: poder identificar facilmente mensagens confiáveis, receber apenas comunicações relevantes e voltar a aproveitar promoções legítimas sem o medo constante de cair em golpes.

O que esperar do futuro

Com o governo implementando novas regras mais rígidas para combater golpes digitais, o mercado de comunicação empresarial está prestes a mudar. Especialistas apontam que soluções como a da Huni, que unem transparência, segurança e eficiência, devem se tornar o novo padrão do setor.

À medida que consumidores exigem mais proteção e empresas buscam recuperar a confiança dos clientes, tecnologias que garantem mensagens autênticas e rastreáveis tendem a se consolidar como indispensáveis. "Não se trata mais de uma vantagem competitiva, mas de uma necessidade básica para quem quer se comunicar com credibilidade", diz Felipe Garcia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version