Logo
Imprimir esta página

Estudo com 26 países revela que IA é o caminho para melhorar a produtividade no setor público

A satisfação dos servidores (58%) e dos cidadãos (56%) aparece como principal métrica para avaliar os ganhos de produtividade. - Crédito: Assessoria A satisfação dos servidores (58%) e dos cidadãos (56%) aparece como principal métrica para avaliar os ganhos de produtividade. - Crédito: Assessoria

Levantamento feito com 1.550 servidores aponta que 66% das instituições públicas já utilizam inteligência artificial para análise preditiva.

Um novo estudo internacional conduzido pelo Economist Impact com mais de 1.550 servidores públicos de 26 países, incluindo o Brasil, mostra que a produtividade no setor público depende cada vez mais da combinação entre tecnologia e mudanças estruturais nas instituições.

O relatório Reimagining the Future of Public Sector Productivity identificou que 60% dos entrevistados apontam o redesenho organizacional como a estratégia mais eficaz para melhorar a produtividade, seguido de transformação digital, indicado por 58%.

A inteligência artificial surge como um dos motores dessa transformação: 66% das organizações públicas já exploram o uso da IA para análises preditivas, com foco na antecipação de riscos e planejamento preventivo.

Também, 54% usam IA para monitoramento de ciberameaças e prevenção de fraudes, em um cenário crescente de ataques a infraestruturas críticas e desvios de recursos.

A satisfação dos servidores (58%) e dos cidadãos (56%) aparece como principal métrica para avaliar os ganhos de produtividade, indicando que o impacto da inovação só se consolida quando melhora a entrega dos serviços públicos.

“Uma em cada cinco pessoas no mundo trabalha no setor público, então qualquer avanço em produtividade e eficiência se transforma em impacto econômico e social. A maneira como o Estado organiza seus processos e usa tecnologias define não só a qualidade dos serviços públicos, mas também o ritmo de desenvolvimento do país”, explica o CEO e fundador da Aprova, Marco Antônio Zanatta.

Apesar de resultados positivos, o estudo revela um dado preocupante: apenas 14% dos servidores públicos afirmam participar ativamente da escolha das tecnologias adotadas em suas instituições.

A baixa inclusão de gestores e equipes na tomada de decisão contribui para resistência interna e dificulta a implementação de soluções realmente eficazes.

Além disso, 70% dos órgãos só adotam novas tecnologias depois que outras instituições comprovam seus resultados, o que reforça a necessidade de planejamento estruturado e realismo na transformação digital.

Sem isso, as tecnologias perdem valor, criam atritos e podem comprometer o funcionamento do serviço público.

Para avaliar o nível de maturidade digital e prontidão para o uso de IA, acesse o material gratuito. O conteúdo apresenta orientações, os pré-requisitos essenciais e um checklist para garantir a adoção responsável da inteligência artificial no setor público.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto