SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Ética e privacidade uma prioridade da ciber segurança

  • Terça, 01 Abril 2025 18:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verônica Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Banco de imagens gratuito pexels - Programação

ProSaffe garante cibersegurança e privacidade sem invadir seus dados

A cibersegurança vem se tornando uma preocupação diária para empresas e usuários comuns. Ataques virtuais, vazamentos de dados e ameaças cada vez mais sofisticadas evidenciam a importância de proteger informações sem abrir mão da privacidade. É justamente essa a proposta da ProSaffe, startup liderada pelo CTO e programador Vitor Santos: realizar análises de segurança (também conhecidas como pen tests) de forma automatizada e eficiente, sem jamais comprometer os dados do cliente ou armazená-los em seus servidores.

“Nosso foco é garantir que o cliente saiba onde estão as vulnerabilidades, mas sem tocar nos dados sensíveis. Só mantemos o e-mail para enviar o relatório, nada mais”, explica Vitor Santos.

Como funciona a solução da ProSaffe?

A ProSaffe utiliza técnicas de pen test automatizado, em que uma Inteligência Artificial executa diversos testes para identificar falhas estruturais em sistemas, sites e APIs. Simplificando, o pen test (ou penetration test) é uma simulação de ataque controlado para avaliar a segurança de uma aplicação.

Mapeamento de dados sensíveis: A solução detecta a presença de dados confidenciais (por exemplo, informações de clientes) que estejam expostos sem proteção adequada.

Varredura de endpoints inseguros: São checados pontos de acesso ao sistema que podem ser explorados por hackers, principalmente se houver configurações incorretas.

Busca por vulnerabilidades conhecidas: O sistema verifica CVEs (falhas já documentadas em bancos de dados de segurança), SQL Injection (técnica maliciosa de inserção de código em consultas a banco de dados), XSS (Cross-Site Scripting, que injeta scripts maliciosos em sites) e outras falhas como OSAP ou configurações incorretas em sistemas operacionais (como Linux Ubuntu) e linguagens de back-end (como Java ou Node.js).

Para usuários não familiarizados com esses termos, basta entender que a IA da ProSaffe faz um pente-fino em busca de “brechas” onde um invasor poderia roubar dados ou causar danos à estrutura do sistema.

Privacidade em primeiro lugar

Segundo Vitor Santos, a ProSaffe projeta sua ferramenta com foco na privacidade. No escaneamento inicial — que é gratuito — não é necessário inserir dados sensíveis nem conceder permissões especiais ao sistema. O resultado é um panorama básico sobre possíveis vulnerabilidades, sem revelar informações confidenciais.

Caso a empresa precise de um relatório avançado, então é fornecido um “código de autorização” que comprova a legitimidade do solicitante. Somente após essa verificação a ferramenta aprofunda a análise e identifica detalhes como a quantidade de registros expostos ou possíveis dados de clientes encontrados. Ainda assim, a ProSaffe não retém nenhuma informação sensível: ela apenas exibe o alerta ao dono da aplicação, que pode baixar o relatório com segurança, usando o e-mail cadastrado.

“Não há motivo para coletarmos nada além do necessário para entregar o laudo. Por isso, nossa política de privacidade é simples: guardamos apenas o e-mail para enviar o relatório e nada mais”, reforça Santos.

A importância da não-invasividade

Em um cenário em que muitas soluções de cibersegurança podem “bisbilhotar” sistemas para oferecer serviços, a ProSaffe se destaca ao executar testes invasivos apenas quando o proprietário do site ou aplicação concede permissão formal. Isso garante conformidade com legislações de proteção de dados, como a LGPD no Brasil e o GDPR na Europa, ao mesmo tempo em que mantém a confiança dos clientes.

A abordagem ética adotada pela ProSaffe reflete a preocupação em não apenas fortalecer a segurança digital, mas também respeitar a integridade e a privacidade dos dados corporativos. São práticas que criam um ecossistema mais seguro, sem que as empresas precisem temer que suas informações caiam em mãos indevidas.

Conclusão

Em meio a crescentes ameaças virtuais, a ProSaffe oferece um pen test automatizado robusto, capaz de identificar falhas estruturais, dados expostos e vulnerabilidades conhecidas. Porém, o grande diferencial é a combinação de eficácia e discrição: nenhuma informação sensível é salva, e a privacidade do cliente prevalece em todos os estágios da análise.

Nas palavras do CTO Vitor Santos:

“A cibersegurança deve ser, acima de tudo, confiável e ética. Nosso objetivo é manter os sistemas protegidos, sem que o usuário precise se preocupar com mais um ponto de invasão, que seria a própria ferramenta de segurança.”

Para quem deseja conhecer o estado real da segurança de sua aplicação — sem comprometer a privacidade das informações — a ProSaffe desponta como uma solução comprometida, confiável e transparente.

Serviço: ProSaffe
Vitor Santos
CTO e programador


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version