SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Manutenção preditiva na indústria: a importância da integração de sistemas de IA, IoT e CMMS

  • Terça, 25 Março 2025 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Cuqui
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Lucas Peres Filipe

De acordo com o módulo temático de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança, da PINTEC Semestral 2023, 84,9% (8.134) das 9.586 empresas industriais com 100 colaboradores ou mais utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada no Brasil, refletindo um avanço significativo na digitalização da indústria brasileira. No entanto, a integração completa dessas tecnologias com sistemas de gestão de manutenção computadorizada (CMMS) ainda está em desenvolvimento. Um estudo divulgado pelo Sebrae com dados do Gartner Group mostrou que 76% das pequenas e médias empresas (PMEs) não usam nenhum sistema específico para gerir os seus negócios.

A manutenção preditiva, formato que utiliza tecnologia de coleta de informações e técnicas de análise de dados para prever problemas, é fundamental para a atividade industrial, pois reduz falhas e melhora a eficiência operacional. A adoção dessa integração de sistemas permite otimizar os processos de manutenção, mas exige cuidados com a infraestrutura e treinamento especializado para evitar obstáculos na incorporação.

Benefícios e desafios da manutenção preditiva

Fatores como barreiras culturais, custos de investimento inicial, infraestrutura e conectividade limitam a adoção plena dessas soluções nas empresas. Em comparação com países mais desenvolvidos, onde a integração entre Internet of Things (IoT), Inteligência Artificial (IA) e CMMS está mais consolidada, o Brasil ainda enfrenta desafios para alcançar um nível semelhante de maturidade digital na manutenção de ativos, principalmente devido à baixa capacitação de profissionais para operar e interpretar dados gerados por tecnologias digitais.

A implementação isolada de IoT, IA ou CMMS pode trazer melhorias pontuais, mas não aproveita todo o potencial da manutenção preditiva, pois as informações geradas podem não ser acionáveis, ou seja, elas podem não ser consistentes e claras o suficiente para gerar novas informações, de maneira que a gestão tome as ações adequadas.

Para transformações expressivas, é necessária a integração de sistemas e tecnologias, principalmente em operações complexas. Soluções impulsionadas por IA que combinam software e hardware de maneira fluida habilitam intervenções precisas, redução de custos e aumento da confiabilidade operacional, tornando a manutenção preditiva realmente eficiente e escalável.

Essa incorporação melhora significativamente as métricas de manutenção, como o Mean Time to Repair (MTTR), o Overall Equipment Effectiveness (OEE), o Mean Time To Failure (MTTF) e o Mean Time Between Failures (MTBF), reduzindo o tempo de inatividade não planejada e a frequência de falhas e aumentando a produtividade e a vida útil dos ativos, além de manter registros adequados das atividades de manutenção e utilizar técnicas avançadas de monitoramento, aprimorando a previsibilidade dos investimentos em manutenção.

Além disso, os benefícios dessa integração se estendem à segurança dos colaboradores. Isto ocorre uma vez que os sensores IoT monitoram a condição dos equipamentos em tempo real, evitando interrupções e prevenindo acidentes, ao passo que o CMMS integrado fornece protocolos de segurança detalhados, garantindo que as intervenções sejam realizadas de maneira controlada e dentro dos padrões de segurança. Somado a isso, o sensoreamento dos ativos permite a coleta de dados com menos intervenções nos equipamentos, diminuindo exposições desnecessárias aos trabalhadores.

Para que isso seja possível, a integração de sistemas ocorre mediante o desenvolvimento de uma infraestrutura digital robusta para coleta e processamento de dados. Entretanto, é necessário um investimento inicial em sensores, conectividade, segurança cibernética e sistemas de análise, além da capacitação das equipes para interpretar e utilizar os dados gerados.

Aderência ESG com a integração de sistemas

Atualmente, há uma exigência da sociedade quanto aos aspectos ambientais, levando as organizações a aprimorarem sua governança. A integração de IoT, IA e CMMS nesse processo impacta diretamente as práticas de ESG, a partir da otimização de recursos, redução dos desperdícios e aumento da eficiência energética.

Com a previsão precisa de falhas e um aperfeiçoamento da manutenção dos equipamentos, as indústrias podem melhorar a produtividade e a gestão do ciclo de vida dos ativos. Dessa maneira, contribuem para o aumento da qualidade dos produtos, a redução das emissões de carbono e do desperdício de matéria-prima e cooperam para o alcance de metas de sustentabilidade.

Ainda, a integração dessas tecnologias nos processos de manutenção reduz o uso de papel e melhora a rastreabilidade das operações, garantindo conformidade com regulamentações ambientais, possibilitando o controle das documentações de todos os envolvidos em atividades e assegurando que os treinamentos dos colaboradores estejam sempre válidos e alinhados aos requisitos legais.

Futuro da manutenção preditiva

Para alcançar o patamar ideal, o Brasil deve priorizar investimentos em infraestrutura digital, garantindo conectividade confiável e acessível para suportar soluções de IoT e IA, estimular a adoção de soluções preditivas, por meio de incentivos fiscais e financiamento de inovações tecnológicas, capacitar mão de obra, implementar parcerias entre setor público e privado, fomentando Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), e aprimorar a cibersegurança dos seus sistemas.

O futuro da manutenção industrial aponta para uma crescente digitalização e automação dos processos. A tendência é a ampliação do uso de sensores IoT, análise de dados via IA e a integração com sistemas de gestão inteligente. O cenário da implementação desses softwares é crescente, de acordo com pesquisa da Plant Engineering de 2021, que indica o uso de um CMMS em 52% das instalações industriais.

Ademais, essas aplicações são vistas como investimentos, considerando que 86,7% das empresas que utilizam CMMS observam um aumento na produtividade, como aponta o estudo “Impacts of Computerized Maintenance Management System and relevant supportive organizational factors on total productive maintenance”.

A manutenção preditiva se tornará um padrão, reduzindo custos operacionais e aumentando a confiabilidade dos ativos. Com isso, a implementação de soluções benéficas para os objetivos de ESG estará mais presente, garantindo eficiência energética e redução do impacto ambiental.

A implementação de soluções únicas que realizem essa integração de sistemas de maneira completa também em operações de maior complexidade será um diferencial. A adoção desses softwares, alinhada aos benefícios oferecidos pelas tecnologias, possibilita centralizar toda a gestão de ativos e monitorar em tempo real os processos. Dessa forma, a integração de IA, IoT e CMMS permite uma gestão da manutenção mais proativa, estratégica e conectada aos objetivos de cada negócio, beneficiando a sociedade como um todo.

Lucas Peres Filipe é Coordenador de Projetos da Fracttal Brasil, startup que está revolucionando a manutenção e a gestão de ativos por meio de tecnologia de ponta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version