Alpop lança a Tupinambá, Inteligência Artificial para aprovar cadastros e manter o risco sob controle e eficiência dos contratos de aluguel
Proptech de impacto social, Alpop é aliada das imobiliárias e de imenso público que soma mais de 60 milhões, aqueles que têm dificuldade de acesso ao crédito e comprovação de renda; pessoas que precisam e podem pagar aluguel, mas não conseguem aprovação no modelo tradicional
A Alpop, startup do setor imobiliário com a missão de transformar o problema de moradia no Brasil, acaba de lançar nesta semana sua nova ferramenta de Inteligência Artificial, a Tupinambá. O objetivo é aumentar a capacidade de aprovação dos contratos de aluguel, ajudando imobiliárias e os inquilinos, e combater o cenário de retração de locações, impulsionado também pela inadimplência e queda no crédito. No último trimestre de 2022, o endividamento das famílias no Brasil alcançou patamares históricos.
Segundo dados Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, 77,9% das famílias estavam endividadas em 2022. Não por acaso, o mercado de locação de imóveis também apresentou níveis elevados de inadimplência. Várias empresas do segmento (de imobiliárias até garantidoras) reportaram níveis entre 15% e 20% de inadimplência nos contratos de aluguel, o que levou as garantidoras a reverem suas políticas de concessão de crédito e tornou o mercado mais restrito nos processos de aprovação cadastral.
O movimento também ocorreu na indústria de crédito em geral. Neste cenário, houve uma retração de locações, já que os agentes garantidores não estavam mais dispostos a correr determinados riscos. Naturalmente, as imobiliárias passaram então a buscar diversificação e novas possibilidades para que os negócios continuassem a se efetivar.
“Aqui na Alpop nós ficamos muito atentos a este movimento do mercado e às variáveis macro e microeconômicas do Brasil. Desde novembro de 2022, passamos a estudar alternativas para continuarmos a avançar nosso modelo analítico, com o objetivo de aumentarmos nossa capacidade de aprovação e, ao mesmo tempo, entregarmos níveis controlados de risco, até que chegamos, agora, na Tupinambá, uma homenagem aos povos originários do Brasil”, afirma o CEO, Caio Belazzi.
Mercado complexo e único
Segundo ele, na Alpop, é uma premissa a compreensão de que o mercado imobiliário é por natureza pulverizado e cada imobiliária é um universo específico em termos de processos, tecnologias, pessoas e risco. “Com base nisso, nos perguntamos: por que não desenvolver uma aprendizagem de máquina específica para cada imobiliária em nossa carteira? A partir disso, a trabalhar em uma nova versão da nossa Inteligência Artificial, capaz de especializar as decisões no nível da imobiliária”.
O objetivo é trabalhar lado a lado com as principais imobiliárias de nossa carteira para entregar maiores níveis de aprovação e níveis controlados de risco. “Para os próximos meses, esperamos ter capacidade analítica para identificar os bons clientes e, com isso, entregar competitividade para as imobiliárias de nossa carteira”, completa.
SOBRE ALPOP
Liderada pela Caiena (empresa de tecnologia e design premiada mundialmente), Alpop é uma fintech de impacto social fundada em Campinas que permite inserir no mercado formal de locação uma camada extremamente expressiva da população. Em operação desde 2020, promete proteger contratos com pagamentos sempre em dia - para imobiliárias e proprietários - para pessoas que estão em níveis de risco e que normalmente não são aprovadas nos outros mecanismos de seguradoras imobiliárias. A proptech venceu dois prêmios importantes do setor: o MithubEstate Fintech Challenge 2021 e o FIDinsiders 2022. Em 2022, a startup de Campinas recebeu R$ 6,7 milhões em rodada privada liderada pela Smart Money Ventures e encorpada por grandes players, como ER41 (da Lello), Lucas Vargas, ex-Grupo ZAP e atual CEO da Nomad e Caju Capital Social.
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