Logo
Imprimir esta página

Já podemos sentir os impactos da nova versão disponível do Chat GPT na cibersegurança?

Já podemos sentir os impactos da nova versão disponível do Chat GPT na cibersegurança?

*Ricardo Martins, analista de segurança da informação na Compugraf

A nova versão (4.0) do Chat GPT, protótipo de um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI especializado em diálogo, já está disponível para quem utiliza o chat GPT Plus e traz grandes atualizações para a IA. Contudo, especialistas em segurança da informação chamam atenção para o fornecimento de dados, que foi aprimorado na nova versão, facilitando o acesso de cibercriminosos a arquivos de interesse.

Apresentado no dia 14 de março, o GPT-4 terá mais de 100 trilhões de parâmetros. O modelo anterior (GPT-3.5) foi treinado com 175 bilhões de parâmetros, ou seja, a ferramenta será capaz de criar conteúdos ainda mais semelhantes ao ser humano. Com isso, agora, além de texto, é possível apresentar imagens, gráficos e infográficos para a IA. Muito se questionava sobre as respostas do chat, mas agora a versão 4.0 oferece mais de 40% de respostas factuais do que a versão anterior (3.5).

Contudo, a atualização também tem seu lado negativo. Além de suas limitações, como o fato da sua base coletar apenas dados de 2021 e a sobrecarga de usuários ser recorrente, especialistas na área alertam para a maior facilidade de acesso que cibercriminosos terão com a nova versão. Muito tem se falado no Chat GPT e os seus benefícios, o setor imobiliário e o educacional, por exemplo, têm usado em massa para a produção de conteúdo. Apesar dos pontos positivos, a tecnologia também tem sido utilizada em larga escala por cibercriminosos.

Com a popularidade da plataforma, os golpistas também passaram a utilizar o bot para buscar novos meios de cometer crimes, e, agora, a atualização aprimora o fornecimento de dados. Pessoas que não possuem muito conhecimento a respeito podem utilizar do bot para a produção de códigos maliciosos.

Roubo de arquivos de interesse, instalação de ferramentas que permitem a liberação de porta de acesso (backdoor), envio de malwares infectados, localização de falsos perfis em sites de relacionamentos e reativação de conversas ociosas, expandindo o uso de phishing, são algumas das ações dos cibercriminosos com auxílio do chat.

A OpenAi chegou a criar uma barreira para evitar que os hackers utilizassem o bot com essa finalidade, mas muitos criminosos já conseguiram burlar o sistema. Apesar disso, alguns diretores de TI afirmam que o chat aumentará a segurança cibernética por meio de uma visão otimista de que os profissionais de tecnologia e pesquisa ganharão muito mais recursos da IA do que os cibercriminosos.

Independente do uso, assim como é possível otimizar atividades ou criar novas ameaças, é importante se atentar e estar sempre atualizado e protegido, para evitar a exposição de novas vulnerabilidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto