Logo
Imprimir esta página

“Inteligência Artificial põe em xeque noções de realidade”, diz especialista

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Neurocientista e especialista em Inteligência Artificial, Dr. Fabiano de Abreu, explica como a tecnologia pode prejudicar nossa relação com a realidade

A Inteligência Artificial talvez seja o assunto mais falado do ano, com ferramentas lançadas por grandes empresas de tecnologia que apresentam produções visuais e textuais quase indistinguíveis das reais, tem gerado polêmicas sobre os seus impactos.

Casos recentes como a imagem que viralizou mundialmente do papa vestindo um casaco fora do padrão religioso e logo depois foi confirmada como sendo produzida por uma IA enganou até mesmo consagrados veículos de mídia, ou a cena da novela Travessia que deu o que falar onde a personagem Karina é assediada por um criminoso que utiliza a tecnologia deep fake para se passar visualmente por uma menina, ressaltam a

Recentemente uma petição, assinada por grandes nomes como Steve Wozniak (Apple), Elon Musk (Tesla, SpaceX e Twitter) e Jaan Tallinn (Skype), entre outros, pedia que fosse feita uma pausa de seis meses nas pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial para garantir que seus riscos fossem “administráveis”, mencionando “grandes riscos para a humanidade”.

De acordo com o Pós PhD em neurociências, especialista em Inteligência Artificial, programação em Python e IPI Intel, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, as novas tecnologias reforçam uma “cultura de mentira” da atualidade.

“Com as redes sociais já estamos vivendo uma cultura de mentira, onde aspectos narcisistas são cada vez mais reforçados a níveis patológicos, ferramentas de inteligência artificial tornam a linha entre o que é feito por máquina e o que é feito por humanos muito tênue, confundindo a noção de realidade, o que abre margem para diversos outros problemas, em especial a falsidade ideológica digital, como nos casos recentes do papa e da novela Travessia”.

“Há anos eu venho estudando os impactos das redes sociais na população como um propulsor de comportamentos narcisistas, o que tem aumentado os casos de mitomania (síndrome que faz o indivíduo mentir descontroladamente) em crianças perante a necessidade de aparecer gerada por essas mídias, agora, com o advento das novas tecnologias de Inteligência Artificial cujos limites ainda não são totalmente conhecidos essa situação, assim como a saúde mental em geral da população, tende a aumentar” Explica Dr. Fabiano.

“Por isso, é sim importante realizar uma pausa no desenvolvimento de IAs para conseguir mecanismos que possibilitem a identificação de materiais produzidos por softwares, além de compreender melhor como funcionará sua integração com outros sistemas e seus impactos na sociedade, na população e no uso de tecnologias” Afirma.

O uso de Inteligência Artificial para gerar imagens falsas é crime?

Outro grande debate acerca do uso de IAs é sua utilização para gerar imagens falsas atribuídas a outras pessoas, de acordo com o advogado e sócio do escritório Nelson Wilians, Sérgio Vieira, o uso de imagens geradas por softwares pode ser considerado crime.

“Por ser uma tecnologia bastante nova esse tipo de especificidade ainda não é tipificada, mas a criação de imagens artificiais por Inteligência Artificial pode ser enquadrado em outros crimes, como difamação, injúria, crimes de ódio, estelionato, falsidade ideológica ou crimes eleitorais, além de poder significar casos de ‘pornografia de vingança’, quando imagens falsas de cunho sexual de pessoas são divulgadas”.

“No entanto, o maior desafio para criminalizar esse tipo de ação é determinar se uma imagem foi produzida por Inteligência Artificial ou se é real” Explica Sérgio Vieira.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society.

Sobre Sérgio Vieira

Sergio Rodrigo Russo Vieira tem 38 anos (São Paulo em junho de 1983). Formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente é o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, empregando cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto