Solução da Radix prevê gestão de ativos centralizada em FPSO
Tecnologia contribui para otimização do tempo e da assertividade nas análises de engenharia em plataformas offshore
Desenvolver um sistema de gerenciamento de ativos centralizado entre a engenharia de documentos, processamento de dados e informação transacional da manutenção. Este foi o desafio da Radix ao propor mais uma ferramenta voltada para plataformas offshore.
Dividida em cinco etapas – definição da solução para digitalização; estudo FMEA; implementação dos modelos de engenharia e dashboards; integração dos sistemas e gerenciamento de mudança – a solução permitiu dar maior visibilidade da condição atual dos equipamentos críticos, com preditivos alertas de falhas junto com o instrumental técnico para análise. Essa rotina de análises padronizada de forma sistemática contribui para melhor assertividade, reduz o risco de paradas não programadas e os custos de manutenção e operação, além de prover novas ideias, o que aumenta a disponibilidade do ativo.
Através de feedback dos usuários, a tecnologia oferece ainda melhoramento contínuo dos algoritmos disponíveis, com templates que garantem a escalabilidade da ferramenta para todos os ativos da frota, permitindo cada vez mais registros e monitoramento dos equipamentos durante toda a sua vida útil.
Após quinze meses de monitoramento, foi realizado mapeamento de aproximadamente 4 mil documentos de engenharia, 1,5 mil referências de bancos de dados externos, mais de 100 algoritmos de engenharia que realizaram o monitoramento da condição de mais de 900 equipamentos da frota, 17 mil análises em execução contínua no sistema, que calculam e analisam mais de 22 mil KPIs e indicadores de performance, além de exibição das informações consolidadas para diferentes níveis de usuários, através de mais de 500 dashboards.
A solução oferecida pela Radix leva em consideração a complexidade da operação de uma plataforma offshore. Entre os fatores que contribuem para essa situação é a presença de centenas de equipamentos rotativos e estáticos, compostos de elementos mecânicos sujeitos a degradação e falhas, que produzem dados de forma dispersa, o que faz com que as análises objetivas de engenharia sejam difíceis de proceder.
Sobre a Radix
Empresa global com sedes no Rio de Janeiro (BR) e em Houston (EUA), a Radix atua nas áreas de tecnologia e engenharia, com o objetivo de transformar seu conhecimento técnico-científico em soluções qualificadas, com independência tecnológica para seus clientes. Com mais de 1400 colaboradores, a empresa é eleita desde a sua fundação, em 2010, uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil e na América Latina.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>