Audição de podcasts entre os usuários de internet quase dobrou
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por SEADE-IMPRENSA
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Conforme mais elevada é a escolaridade, maior é a audiência
Os resultados provenientes das edições 2019 e 2021 da pesquisa TIC Domicílios indicam que a audição de podcasts entre os usuários de internet quase dobrou: passou de 16% para 31%. Esse aumento está apoiado na popularização dos smartphones, no aparecimento das plataformas de streaming de áudio e na ampliação do acesso à internet. Além disso, os resultados indicam possíveis mudanças de hábitos de consumo de conteúdo incentivadas pelo distanciamento social do período da pandemia: enquanto a audiência de podcasts aumentou no período, a leitura de jornais, revistas ou notícias pela internet registrou declínio. O estudo é fruto da parceria entre a Fundação Seade e o Cetic.br|NIC.br, que analisa as atividades realizadas na Internet pelos residentes no Estado de São Paulo.
A análise do perfil dos usuários de internet paulistas que ouvem podcast permite constatar que, conforme mais elevada é a escolaridade, maior é a audiência desse tipo de programa. Em 2021, aproximadamente metade desse público possuía formação superior, um terço contava com o ensino médio e em torno de 15% havia obtido apenas o ensino fundamental.
Da mesma forma, o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação pode ser mais bem compreendido quando associado a outros fatores socioeconômicos, o que também se aplica ao público dos podcasts. Para usufruir dessa mídia, o usuário pode acessar o conteúdo on-line em sites ou blogs ou por meio de plataformas de áudio ou ainda dispor de aplicativos de podcast. De todo modo, trata-se de uma opção que supõe algum investimento no acesso e uso da internet.
De fato, a condição socioeconômica parece ser fator relevante para a compreensão do perfil dos ouvintes de podcast. No Estado de São Paulo, os usuários de internet que ouvem podcast se concentram mais significativamente nas classes A/B, estrato social que possui os melhores dispositivos de acesso à internet, faz uso diversificado desses equipamentos e investe em conexão à rede de melhor qualidade. Por outro lado, usuários com menor poder aquisitivo (classes D/E) têm maiores limitações em relação a equipamentos e qualidade da conexão.
Sobre
Os dados são originários da Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros – TIC Domicílios, edições 2019 e 2021, realizadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O universo da pesquisa é composto por domicílios particulares permanentes e pela população com dez anos de idade ou mais. Nesse estudo foram calculadas as estimativas para o Estado de São Paulo separadamente, no âmbito do plano de trabalho do convênio entre a Fundação Seade e o Cetic.br/NIC.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>