Logo
Imprimir esta página

IPT de Logística mostra que Distribuidores investem em sistemas de gestão de armazenagem, mas há espaço para cloudificação e adoção de soluções complementares

Pesquisa da TOTVS revela que setor deve investir em tecnologia para gestão de custo logístico, armazenagem e check-list nos próximos anos

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, desenvolvido pela TOTVS – maior empresa de tecnologia do Brasil – em parceria com a HR2 Pesquisas Avançadas, identificou que 53% dos distribuidores entrevistados – que equivalem a 35% dos embarcadores ouvidos – possuem sistemas para gestão de armazenagem, acima da média geral dos embarcadores (46%). Dentre as soluções aplicadas, o maior destaque neste público é o uso de dispositivos móveis na operação (59%), código de barras/RFID/BEACON (43%) e integração com hardware (39%).

Os distribuidores também se sobressaem entre os embarcadores no índice de posse de sistemas para gestão de transporte - 33% enquanto a média geral dos embarcadores ouvidos foi de 28%. Destaque também para o uso de sistemas voltados para otimização e roteirização logística (61%) e integração rastreamento (59%), ferramentas que apoiam o core business dos distribuidores.

A pesquisa também avaliou a adoção de soluções complementares. Seguindo a tendência do dos embarcadores, o maior destaque dos distribuidores está na adoção de BI (51%), seguido por CRM (33%) e BPM (27%). Em relação a soluções em nuvem, observa-se que, em média, 52% possuem soluções já implementadas; enquanto, outros 70% indicaram que pretendem adotar sistemas em cloud nos próximos cinco anos.

“O crescimento da digitalização no setor de distribuição já é uma realidade, o que colabora demais para o aumento de produtividade e crescimento desse segmento. A pesquisa disponibiliza um panorama relevante sobre o nível de internalização de tecnologias entre os players, onde vemos que as soluções adotadas ajudam no cumprimento dos objetivos das empresas, agilizando processos internos e apoiando as tomadas de decisões”, destaca Elói Assis, diretor executivo de produtos de Distribuição da TOTVS.

O Índice também apontou que, para os distribuidores, os principais investimentos a serem feitos nos próximos dois anos serão voltados para gestão de custo logístico (44%), ampliação do uso de sistemas de gestão de armazenagem (42%), adoção de sistema de check-list (38%) e sistema de coleta/entrega de mercadorias (37%).

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística é um estudo que avalia o grau de aplicação e aproveitamento tecnológico de prestadores de serviços logísticos e embarcadores. A pesquisa ouviu 740 empresas nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou superior a R$ 5 milhões, sendo que 16% correspondem a prestadores de serviços logísticos, representados por operadores logísticos, recintos alfandegados e transportadoras; e 84% correspondem a embarcadores, divididos entre distribuidores, indústrias, varejo e agronegócio. Para conferir o estudo na íntegra, acesse: https://conteudo.totvs.com/paper-ipt-logistica

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para mais de 65 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto