Solução inédita leva inteligência artificial para missões em alto mar
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Alexandre Lenzi
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Uma iniciativa inédita no Brasil trabalha com Inteligência Artificial (IA) para aumentar a capacidade operacional em missões de busca e salvamento lideradas por profissionais da Aeronáutica e da Marinha. A Fundação CERTI, principal hub de tecnologia de Santa Catarina, e a startup Iana estão desenvolvendo a segunda etapa de uma solução com visão computacional que facilita o reconhecimento de pessoas e objetos em alto mar.
Segundo Maurício Ibarra Dobes, Diretor Executivo da Fundação CERTI, a ferramenta dará o suporte para os profissionais da Marinha e da Aeronáutica para otimizarem os seus trabalhos. “A ideia do uso de IA nas buscas de salvamento em alto mar é justamente diminuir o tempo de busca de pessoas e náufragos, dar maior assertividade, bem como identificar possíveis acidentes o mais rápido possível”, comenta o executivo.
A ferramenta será um suporte para a tomada de decisão estratégica pelos próprios militares. “A inteligência artificial é um grande apoio a processos de tomada de decisão, viabilizando maior assertividade e facilitando decisões com base em grande volume de informações, dados e imagens. Não visa substituir a atividade de uma pessoa, mas sim facilitar seu dia a dia e o trabalho”, comenta Dobes.
A IA foi treinada a partir de imagens do mar para aprender seus movimentos, nuances de cores e como se comporta com as ondas, desta forma, tornando o trabalho de busca mais rápido, já que elimina padrões. O foco do projeto está em ajudar nas missões que envolvem embarcações desaparecidas, pessoas ao mar e acidentes aeronáuticos e ambientais.
A solução de busca e salvamento é a única no Brasil com esta finalidade. “Recebemos o certificado de desenvolvimento de produto estratégico de defesa, pois há o interesse do Brasil em dominar essa tecnologia”, comenta Pedro Henrique Piccoli, CTO e co-fundador da Iana. O projeto foi iniciado em agosto de 2020 e teve sua primeira fase concluída em março de 2021, com bons resultados alcançados. "Registramos boa performance, com o sistema conseguindo distinguir pelas imagens o que é água e o que não é", afirma Dobes. A segunda etapa, que envolve testes com novos modelos de câmeras, inclusive de infravermelho, está em fase de operacionalização e ocorre ainda no primeiro semestre deste ano.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>