Entidade do Interior de SP adota assinatura de energia solar e instala dispositivo de inteligência artificial para evitar desperdício e reduzir consumo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Thiago Nassa
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Tecnologia desenvolvida pela Sun Mobi pode reduzir em cerca de 11% consumo de eletricidade da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS)
A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), em parceria com a Sun Mobi, enertech especializada no modelo remoto de usinas compartilhadas a partir da tecnologia fotovoltaica, acba de implantar uma série de medidas de eficiência energética e uso da fonte solar nas operações.
Alexandre Bueno e Guilherme Sustera, sócios da Sun MobiA entidade acaba de aderir ao programa de assinatura de energia solar da Sun Mobi para a obtenção de créditos da usina fotovoltaica da Sun Mobi localizada em Araçoiaba da Serra (SP) e, ao mesmo tempo, instalou um dispositivo de inteligência artificial que monitora em tempo real o consumo de eletricidade do local. A proposta do projeto é reduzir a conta luz neste período de escalada nas tarifas de eletricidade no País e evitar o desperdício de eletricidade em toda a operação.
O projeto deve reduzir o consumo de energia elétrica da entidade em até 11%. A tecnologia, desenvolvida pela Sun Mobi, acompanha o gasto de eletricidade e emite alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerar relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação gastos de energia dos equipamentos, justamente para auxiliar e conscientizar o usuário, no caso a AEAS de Sorocaba,
O uso da energia solar via assinatura integrado com a tecnologia de monitoramento pode reduzir a conta de luz dos consumidores e estimular a adoção de medidas que buscam aumentar a eficiência energética, reduzindo o valor alto que vem sendo consumido pelo estabelecimento.
Nos estabelecimentos comerciais, os relatórios mostram que os maiores vilões no gasto com energia são ar-condicionado, forno elétrico, geladeira e freezer. Já nas residências, a atenção deve se voltar para chuveiro elétrico, forno elétrico, ferro de passar, ar-condicionado, geladeiras e bombas de piscina.
O equipamento é um sensor instalado no quadro de luz do cliente. A Sun Mobi oferece monitoramento do consumo para todos os seus assinantes. Aqueles que ocupam edificações menores, com gasto de até 1.000 kWh por mês, recebem um display de mesa que traz informações instantâneas sobre o consumo. Já para os clientes de maior porte, o monitoramento é feito de forma online via aplicativo.
“Mais da metade dos nossos clientes já tomou medidas de redução de consumo. Na prática, o uso da energia solar e do nosso dispositivo de monitoramento reflete uma grande medida de eficiência energética implementada nas residências, comércios, indústrias e propriedades”, explica Alexandre Bueno, sócio-diretor da Sun Mobi
Segundo pesquisas feitas pela Sun Mobi, nos estabelecimentos comerciais, os equipamentos que mais consomem energia são o ar-condicionado, forno elétrico, geladeira e freezer. Nas residências, os gastos surgem por meio do chuveiro elétrico, forno elétrico, ferro de passar, ar-condicionado, geladeiras e bombas de piscina.
“Mais da metade dos nossos clientes já tomou medidas de redução de consumo, o uso da energia solar e do nosso dispositivo de monitoramento, que geram uma grande medida de eficiência energética”, afirma o sócio-diretor da Sun Mobi, Alexandre Bueno.
Segundo o presidente da AEAS Sorocaba, o engenheiro eletricista Heverton Bacca Sanches, que é especialista em energia elétrica e fotovoltaica, trata-se de um bom momento para se pensar em energia solar, já que neste ano foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro o Marco de Energia Elétrica. “Os consumidores residenciais e comerciais em baixa tensão, que são residências e pequenos comércios, têm um ano para escapar da taxa da distribuição até 2045. Caso façam seus projetos fotovoltaicos até 2023, vão pagar taxa progressiva até 2045, isso se puderem instalar o gerador fotovoltaico com os módulos solares, inversor e tudo mais para gerar a própria energia, e devem fazer isso e homologar junto a distribuidora até 06/01/2023”, explica.
Sobre a Sun Mobi
Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados. O sistema da Sun Mobi permite ainda que o cliente acompanhe seu consumo de energia em tempo real e estimula a adoção de medidas para melhorar a eficiência energética, reduzindo o montante consumido.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>