Logo
Imprimir esta página

“Brasil viveu um ano de apagão de segurança digital”, afirma advogada Patricia Peck em audiência no Senado que debateu vazamento de dados de mais de 200 milhões de pessoas

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado realizou audiência pública, nesta quarta-feira (15/12), requerida pelo senador Carlos Viana (PSD/MG), para debater o episódio de vazamento de dados de mais de 200 milhões de pessoas ocorrido no início do ano. Na última semana, a plataforma ConecteSUS, do Ministério da Saúde, que armazena os dados de vacinação dos brasileiros, também sofreu ataque hacker.

A advogada Patricia Peck, sócia do Peck Advogados, membro titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais (CNPD) e presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), apresentou os desafios da segurança cibernética do país ao participar da sessão. “Vivemos um ano de apagão de segurança digital. O país se transformou em ameaça número 1 de ataques cibernéticos e sequestros de dados. É preciso melhorar a legislação criminal para punir de maneira mais enérgica o crime de sequestro de dados. Nosso ‘dever de casa’ é entender o motivo dos nossos dados estarem tão vulneráveis. Estamos atrasados em cumprir a Lei de Proteção de Dados (LGPD), que está em vigor, mas é necessário alcançar conformidade e auxiliar as instituições a se adequarem à nova legislação”.

A especialista também reforçou a necessidade de intensificar campanhas públicas educativas para auxiliar a população a se proteger e a denunciar práticas ilegais. “Seria importante exigir que segurança digital venha de fábrica, ou seja, que o uso de segundo fator de autenticação venha habilitado por padrão em dispositivos móveis como celular e aplicações digitais para que o usuário já inicie o uso de forma mais protegida (e não que seja algo opcional)”, destacou.

“A CNPD constituída tem essa missão de acompanhar e auxiliar o trabalho evolutivo junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), para trabalharmos um plano de ação. A autoridade precisa ter uma fiscalização mais efetiva dos setores críticos. É preciso também, unir uma força tarefa para combater o crime organizado digital e priorizar um estágio mais avançado de segurança digital, que proteja melhor o cidadão brasileiro em 2022”, reforça Patricia Peck

O diretor-presidente da ANPD, Waldermar Ortunho, durante sua participação, tratou da importância de aprofundar a cultura de proteção de dados não só por parte das instituições, mas de toda a população. “Quando a ANPD tomou conhecimento do grande vazamento, entendemos que deveria ser uma ação conjunta. Notificamos prontamente a Polícia Federal, para início de apuração, e agilizamos com diversos setores do governo que, com suas expertises, pudessem nos ajudar a determinar quem são os controladores de dados, que, por algum motivo, não evitaram que eles fossem vazados. A ANPD tem caráter normatizador e fiscalizador e o nosso tratamento tem sido incisivo e pontual frente aos comunicados de incidentes que temos recebido. Procuramos sempre agilizar as medidas mitigadoras para conter esses vazamentos de dados”, disse.

O procurador da República de Minas Gerais, Carlos Bruno Ferreira da Silva, durante sua exposição destacou a importância do Brasil fazer parte do Acordo de Budapeste e no mesmo dia, o Projeto de Decreto Legislativo 255/2021) foi aprovado pelo Senado.

Também participou da audiência Emilio Simoni, executivo-chefe da empresa de segurança digital PSafe.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto