Cibersegurança: veja como se preparar para a Black Friday 2021
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Carolina Amaral
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Alexandre Veiga (*)
É verdade que o foco da Black Friday 2021 é fazer um bom volume de vendas, mas a preparação para as ofertas não deve negligenciar a cibersegurança. Durante esse período de campanha, acontece uma superexposição dos consumidores e das empresas, aumentando os riscos de ataques hackers.
Como ocorre uma grande movimentação de consumidores, comerciantes e da equipe de TI, é preciso fornecer toda a estrutura necessária para que as transações no meio digital aconteçam da forma mais segura possível para todos. Portanto, para que a Black Friday seja um grande sucesso em seu negócio esse ano, coloque a cibersegurança em seu planejamento.
A cibersegurança aplicada no e-commerce
Quando acontecem grandes campanhas de vendas, o e-commerce processa muitos pedidos e, com isso, diversos dados são lançados no meio digital, onde ocorrem transações de pagamento simultâneas. Esse é justamente o cenário que vamos encontrar durante a Black Friday 2021.
Normalmente, o e-commerce faz uma série de alterações e ajustes em sua infraestrutura, sistemas e aplicativos para disponibilizar campanhas de marketing, preços diferenciados e publicações para esses eventos. Sendo assim, é recomendável que sejam feitos investimentos em cibersegurança de forma equilibrada, trazendo melhorias de tecnologias de defesa e também preparando a equipe técnica para possíveis ameaças.
São tecnologias diferentes para cada tipo de estrutura e aplicações, inclusive aquelas para atender especificamente as demandas da Black Friday 2021. Essas tecnologias irão contribuir para segurança das transações e enorme volume de pedidos, combater o roubo de dados, combater tentativas de fraude, entre outros.
Com processos bem estruturados em um sistema com tecnologias que atendem às demandas de seu negócio, ele estará preparado para o evento. Também é necessário ter uma equipe bem treinada e preparada para lidar com as ameaças cibernéticas, além de aplicar ações de mitigação, caso ocorram imprevistos.
Os impactos do investimento em segurança cibernética
É importante ressaltar que a cibersegurança é fundamental durante a Black Friday 2021, mas também deve ser parte integral de qualquer projeto, devido à transformação digital que está em crescente evolução e ao volume cada vez maior de dispositivos conectados à internet.
Observamos um processo muito forte de evolução tecnológica, mas percebemos também que os hackers evoluem em suas técnicas e constantemente estão encontrando falhas e meios de invadir sistemas e redes. Ou seja: a segurança cibernética deve ser tratada como um processo de evolução contínua.
O investimento ininterrupto é indispensável e deve ser incorporado à cultura da organização, mudando o pensamento de que o orçamento em cibersegurança é uma despesa. Ao manter as tecnologias de defesa atualizadas, é possível ter uma equipe de segurança sempre preparada para esses possíveis ataques, com estrutura e conhecimento diante das ameaças constantes.
Na preparação para a Black Friday 2021 é fundamental rever quais são os investimentos feitos em segurança no seu e-commerce. O intuito é observar possíveis falhas e brechas que abrem a possibilidade para erros e ataques durante a campanha de vendas. Assim, isso pode ser corrigido para que o seu negócio esteja pronto.
A experiência do consumidor na Black Friday em um cenário seguro
Quando é realizado um investido em cibersegurança, também são adotadas camadas de defesa mais evoluídas, o que mantêm os negócios da empresa em constante operação. É por isso que a experiência do consumidor na Black Friday 2021 também é impactada de forma positiva por essa estratégia. Isso garante que as operações digitais sejam seguras e inequívocas para o cliente, especialmente durante essa campanha.
Não podemos deixar de citar que o tema de cibersegurança, atrelado à experiência dos consumidores, vai além de um problema específico de segurança na aplicação. Inclui também possíveis reflexos provenientes de um ataque hacker, como o vazamento de dados pessoais.
Aqui, apontamos a importância que o investimento em cibersegurança tem para que o e-commerce atue de acordo com o que está determinado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, evitamos problemas para a empresa durante a Black Friday e garantimos mais confiança para o consumidor optar pelo seu e-commerce.
As melhores estratégias para implementar a cibersegurança
O primeiro passo é promover o assunto dentro da empresa para melhorar a visão sobre a importância da segurança na organização. Trazer exemplos de casos de sucesso para fazer a mudança de mindset diante dos tomadores de decisão pode ser uma boa escolha.
Não se esqueça de que a segurança cibernética deve ser estruturada de uma forma alinhada com as estratégias de risco e o plano de continuidade de negócios da sua empresa. Assim, atenderá todas as demandas que ela precisará durante a Black Friday e ao longo de todo o ano.
(*) Alexandre Veiga é Head de Cyber Security da Stefanini Rafael
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