SonicWall: ‘O ano do ransomware’ continua a surpreender com um total de ataque sem precedentes
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Tatiana Fonseca
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
- Aumento de 148% nos ataques globais de ransomware (495 milhões) no ano, fazendo de 2021 o pior ano que a SonicWall já registrou em relação a esse ponto;
- Total recorde de 714 milhões de ataques de ransomware previstos até o final de 2021;
- A empresa registrou 1.748 tentativas de ransomware por cliente até o terceiro trimestre;
- Aumento de 33% no malware IoT em todo o mundo;
- A tecnologia Real-Time Deep Memory InspectionTM da SonicWall descobriu 307.516 variantes de malware "nunca antes vistas" em setembro.
A SonicWall, a fonte de informações contra ameaças de ransomware mais citada do mundo, registrou um aumento de 148% nos ataques de ransomware em todo o mundo no terceiro trimestre de 2021. Com 495 milhões de ataques de ransomware registrados pela empresa neste ano até o momento, 2021 será o mais caro e perigoso ano já registrado.
Este mês, a atual administração dos EUA organizou uma cúpula global de ransomware com o compromisso de juntar "todas as ferramentas nacionais" visando impedir ataques cibernéticos em setores críticos. Representantes de governos do Reino Unido, Índia, Austrália, Alemanha e França, bem como a União Europeia, compareceram. A pesquisa mais recente da SonicWall confirma que os líderes têm motivos para preocupação.
“A nosso ver, o ransomware está em uma tendência ascendente quase inimaginável, o que representa um grande risco para empresas, provedores de serviços, governos e cidadãos comuns”, disse o Presidente e CEO da SonicWall, Bill Conner. “Os danos ao mundo real causados por esses ataques são reais. É um problema que já afetou empresas e governos em todos os lugares. Tenho esperança de que a recente cúpula global do ransomware seja o próximo passo em direção a uma resposta maior em nível global, nacional e estadual.”
O volume de ransomware não diminui
2021 foi o ano mais ativo para ransomware já registrado. Isso não mostra sinais de desaceleração. Depois de registrar uma alta revolucionária em junho (78,4 milhões), esses ataques maliciosos continuam a ter um crescimento agressivo no terceiro trimestre.
“As técnicas implantadas por atores de ransomware evoluíram muito além dos ataques esmagadores de apenas alguns anos atrás”, disse o Vice-Presidente de Arquitetura de plataforma da SonicWall, Dmitriy Ayrapetov. “Os cibercriminosos de hoje demonstram conhecimento, planejamento e execução capazes de implantar cirurgicamente variados conjuntos de ferramentas. A meta é atingir infraestruturas corporativas e governamentais. Isso resulta em vítimas maiores e leva a resgates maiores.”
Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente
Com 190,4 milhões de tentativas de ransomware apenas no terceiro trimestre, isso o torna o maior trimestre já registrado pela SonicWall, quase superando o total de 195,7 milhões de tentativas de ransomware registradas durante os três primeiros trimestres de 2020.
“Embora o mundo esteja tentando voltar ao normal, os cibercriminosos nunca desistiram, levando as campanhas de ransomware a números recordes nos três primeiros trimestres de 2021”, disse Conner. “Essas organizações criminosas continuarão a lançar ataques cibernéticos altamente sofisticados, projetados para visar organizações e negócios com controles de segurança fracos ou frouxos.”
Apesar dos movimentos dos governos para proteger as infraestruturas cibernéticas dos ataques, o Reino Unido viu um aumento de 233% no número de ataques de ransomware e os EUA testemunharam um aumento de 127% no acumulado do ano.
Ao todo, a SonicWall registrou 1.748 tentativas de ransomware por organização cliente até o terceiro trimestre - o equivalente a 9,7 tentativas de ransomware por cliente a cada dia útil. A SonicWall prevê que os totais de ransomware no final do ano de 2021 chegarão a 714 milhões, um aumento surpreendente de 134% ano a ano.
“Enquanto as organizações continuarem a negligenciar ou deixar de implementar as melhores práticas de segurança cibernética para reduzir sua superfície de ataque, os grupos de ransomware apenas aumentarão os investimentos em tempo, recursos e dinheiro para o lançamento de campanhas que resultem em pagamentos massivos”, disse Ayrapetov.
A tecnologia patenteada RTDMI encontrou mais novas variantes do que nunca
A tecnologia patenteada Real-Time Deep Memory InspectionTM (RTDMI) da SonicWall descobriu 307.516 variantes de malware nunca antes vistas (+ 73%) durante os três primeiros trimestres de 2021, com uma média de 1.126 descobertas por dia. Se ainda houver um número consistente de ataques, junto com a diversificação rápida, as nações precisarão começar a abordar o crime cibernético maligno mais cedo ou mais tarde.
Incluído como parte do serviço sandbox Capture Advanced Threat Protection (ATP) baseado em nuvem da SonicWall, o RTDMITM aproveita a inspeção de memória proprietária e o rastreamento de instruções da CPU com recursos de aprendizado de máquina. Isso permite que o Capture ATP com RTDMI se torne cada vez mais eficiente em reconhecer e mitigar ataques cibernéticos nunca vistos por ninguém na indústria de segurança cibernética - incluindo ameaças que não exibem nenhum comportamento malicioso e escondem seu armamento por meio de criptografia.
ICSA Labs emite a terceira "pontuação perfeita" consecutiva para a SonicWall
Conforme garantido anteriormente, o SonicWall ATP ganhou sua terceira "pontuação perfeita" consecutiva nos testes de Defesa Avançada contra Ameaças (ATD) do ICSA Labs para o terceiro trimestre de 2021.
Durante 28 dias de teste, o ICSA Labs sujeitou o Capture ATP a 653 amostras maliciosas e 695 aplicativos inócuos. Como resultado, o Capture ATP detectou 100% dos arquivos maliciosos enviados pelo sistema, enquanto ignorava aplicativos inofensivos, gerando zero falsos positivos. A SonicWall agora recebeu sete certificações ATD consecutivas do ICSA Labs.
Sobre o SonicWall Capture Labs
Os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs reúnem, analisam e examinam informações de ameaças cruzadas de vetores da rede SonicWall Capture Threat, que consiste em dispositivos e recursos globais, incluindo mais de 1 milhão de sensores de segurança em quase 215 países e territórios. O SonicWall Capture Labs, que foi pioneiro no uso de inteligência artificial para pesquisa e proteção de ameaças há mais de uma década, realiza testes e avaliações rigorosos desses dados, estabelece pontuações de reputação para remetentes e conteúdo de e-mail e identifica novas ameaças em tempo real.
Sobre a SonicWall
A SonicWall oferece o modelo Boundless Cybersecurity, algo essencial na era da computação hiper distribuída. Resolvemos os desafios de segurança dos negócios digitais, protegendo PMEs, corporações e governos, quaisquer que sejam seus pontos de exposição a ataques. Ao revelar ameaças ainda desconhecidas, fornecendo visibilidade em tempo real ao gestor de segurança, a SonicWall possibilita a contínua inovação da economia. A inteligência SonicWall interrompe os ataques cibernéticos mais evasivos. Para mais informações, visite www.sonicwall.com/pt-br/ ou siga-nos no Twitter (Brasil), LinkedIn (LATAM), Facebook e Instagram.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>