Agência Espacial Francesa escolhe a Orange BusinessServices para apoiar a transformação e modelagem de estratégia centrada em dados, com data lake baseado em nuvem
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Manuel Quilarque
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
A Orange Business Services lidera consórcio da indústria para proteger e armazenar os dados da Agência Espacial Francesa
Novo data lake hospedará até 100 petabytes de dados espaciais
A Agência Espacial Francesa (CNES) escolheu a Orange Business Services para liderar um consórcio da indústria que inclui empresas como HPE, Scality e Tealenium, para projetar, implantar e manter uma nova solução de armazenamento para dados científicos e espaciais. Isso ajudará a CNES a modernizar totalmente sua infraestrutura de armazenamento e melhorar a utilização da enorme quantidade de dados de seus satélites.
O novo data lake será capaz de hospedar 100 petabytes de dados espaciais. O espaço único de armazenamento para coleta e arquivamento de dados será simples, seguro e rápido para os usuários acessarem. A CNES também tem como objetivo capitalizar esse recurso para desenvolver novos serviços que incorporem visualização, referência cruzada de dados e compartilhamento de informações.
Como ponto único de contato para a CNES, a Orange Business Services supervisionará a governança global de todo o projeto, desde o design e instalação até a manutenção e operações em andamento. Como uma empresa de serviços digitais nativos de rede e membro fundador do Gaia-X, a Orange Business Services está bem posicionada para alavancar sua experiência em segurança de dados e serviços de integração digital, ao mesmo tempo em que garante a confidencialidade desses dados em conformidade com os requisitos regulatórios. Além disso, a Orange está fornecendo sua experiência no setor espacial, especialmente com o Payload Data Ground Segment (PDGS), Segmento Terrestre de Dados de Carga Útil em português, Sentinel-1 e 2 do programa europeu Copernicus.
“Os dados espaciais são historicamente um problema para a pesquisa científica. Eles estão se tornando uma questão estratégica na “nova” economia de dados: os satélites contribuem em todos os níveis para a criação de valor, claramente na geolocalização ou nas imagens, mas agora também no monitoramento das mudanças climáticas: nível do mar, camada de ozônio, CO2 etc. Cada vez mais volumosos, específicos e complexos, esses dados precisam ser capturados, armazenados, processados e analisados. Como parte de nossa política de dados e com o apoio das equipes da Orange Business Services, estamos desenvolvendo uma infraestrutura preparada para o futuro para garantirmos o acesso a esses dados, facilitando a ciência e, também, apoiando o surgimento de novos serviços, produtos, players e uma nova indústria”, declara Thierry Levoir, diretor dos departamentos digitais e de operações da CNES.
“Estamos muito satisfeitos em apoiar a CNES neste projeto ambicioso de reforma de infraestrutura de armazenamento. Combinamos o nosso know-how na integração de soluções complexas com as competências complementares dos nossos parceiros, de modo a contribuir para a transformação digital da CNES. Estamos, portanto, participando da estratégia para aumentar o valor dos dados espaciais e promover a influência da política espacial francesa”, afirma Etienne Bonhomme, diretor de atividades em nuvem da Orange Business Services na França.
Sobre a Orange Business Services
A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios. Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética. Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.
Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas. Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.
A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN). Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico "Engage 2025", orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>