Logo
Imprimir esta página

Guardicore e SafeBreach mostram como descobriram vulnerabilidade permitindo explorar a nuvem Azure

Ophir Harpaz, da Guardicore, e Peleg Hadar, da SafeBreach, apresentarão o fuzzer que possibilitou essa descoberta em palestra na quarta-feira, dia 4 de agosto, no Black Hat USA

A Microsoft distribuiu patch em maio; sistemas desatualizados continuam expostos

O Guardicore Labs, em colaboração com o SafeBreach Labs, encontrou uma vulnerabilidade crítica no driver de switch de rede virtual do Hyper-V, o hipervisor nativo da Microsoft para a criação de máquinas virtuais em sistemas Windows e no ambiente de computação em nuvem Azure. Essa vulnerabilidade, possibilita a uma máquina virtual do Azure, a nuvem pública da Microsoft, derrubar regiões inteiras dessa nuvem bem como executar código arbitrário no host Hyper-V.

A vulnerabilidade foi encontrada por Ophir Harpaz, da Guardicore, e Peleg Hadar, da SafeBreach, usando um fuzzer que desenvolveram especialmente para a pesquisa de vulnerabilidades em Hyper-V, denominado hAFL1. Eles irão apresentar esse fuzzer e todo o seu processo de pesquisa em palestra Black Hat USA 2021, na quarta-feira, dia 4 de agosto.

O bug, que reside no driver de switch de rede Hyper-V (vmswitch.sys) apareceu pela primeira vez em agosto de 2019 e afetou os sistemas operacionais Windows 7, 8.1 e 10, além do Windows Server 2008, 2012, 2016 e 2019. Hoje conhecida como CVE-2021-28476, a vulnerabilidade tem uma pontuação de gravidade crítica de 9,9 sobre 10 na escala do sistema de pontuação comum de vulnerabilidades (CVSS). O alerta da Guardicore/ SafeBreach se deu em fevereiro, e a Microsoft lançou patch para ela em maio.

Em implementações não-atualizadas, as consequências dessa vulnerabilidade podem ser devastadores, já que ela permite travar o host (DoS - Denial of Service, ou negação de serviço) ou executar nele códigos maliciosos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto