Logo
Imprimir esta página

A 5G é Implementada em Frequências de Banda Média e Coexiste com Rádio-Altímetros

Novo Relatório da 5G Americas Analisa Frequências de Banda Média para a 5G e sua Coexistência com Rádio-Altímetros

A 5G Americas, a associação setorial e voz da 5G e LTE nas Américas, divulgou hoje um novo relatório sob o título “Frequências de Banda Média e a Coexistência com Rádio-Altímetros”. O relatório apresenta uma avaliação global da disponibilidade comercial de frequências para a tecnologia 5G, destacando a coexistência das comunicações sem fio 5G com a aviação comercial.

A quinta geração de tecnologias celulares sem fio ("5G”) hoje conta com 172 redes ao redor do mundo servindo 298 milhões de assinantes. Isso criou demanda adicional por 5G que precisa ser atendida, consequentemente exigindo maior disponibilidade comercial de frequências de rádio nas bandas baixa, média e alta. Os Estados Unidos e vários outros países estão usando frequências de banda média na faixa de 3300-4200 MHz. No entanto, a indústria de aviação dos EUA está externalizando preocupações sobre a 5G na faixa de 3700-3980 MHz e seus efeitos sobre os rádio-altímetros de aviões e helicópteros, que usam uma faixa próxima, 4200-4400 MHz. Apenas 220 MHz separam as duas faixas.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “As frequências das bandas baixa, média e alta são importantes no sentido de realizar todo o potencial da 5G. O número global de redes 5G operando em frequências da banda média está crescendo rapidamente. Muitos países estão operando com sucesso suas redes 5G na faixa de 3300-4200 MHz - e não houve notícias de interferência com rádio-altímetros”.

Há décadas, os sistemas militares e federais dos EUA operam em frequências próximas daquelas usadas pelos altímetros, sem causar incidentes. O governo dos EUA identificou, aprovou, alocou e leiloou a “Banda-C”, na faixa de 3700-3980 MHz, sem restrições, embora, após ser instada pela comunidade de aviação, posteriormente buscou comentários adicionais sobre a possibilidade de interferência. O relatório avalia os estudos apresentados pelo setor de aviação. O setor levanta nestes documentos algumas preocupações a respeito de interferência, embora o relatório da 5G Americas mostra importantes deficiências nos estudos. Por exemplo, os estudos adotam avaliações extremamente conservadoras em relação às condições no mundo real e ignoram o fato que o Japão, Coreia do Sul, Europa e os sistemas federais já em operação nos EUA não relataram qualquer caso de interferência.

O relatório foi desenvolvido e produzido por uma equipe de peritos em engenharia que faz parte de um grupo de trabalho técnico da 5G Americas liderado pela Nokia e a Ericsson. O relatório da 5G Americas inclui:

· Uma visão geral da atual situação de frequências, principalmente na América do Norte

· Uma análise específica das frequências de banda média para a 5G

· Uma discussão sobre a coexistência da 5G na Banda-C com os rádio-altímetros

Prakash Moorut, Diretor de Padronização de Frequências da Nokia, explicou que “Hoje, aproximadamente 105 operadoras de redes do mundo inteiro estão usando frequências de banda média nas faixas de 3300-4200 MHz ou 3300-3800 MHz, e existe interesse em usar a faixa de 4400-5000 MHz também. Por isso, é importante manter o ritmo de harmonização global de frequências para atender à crescente demanda por tecnologias 5G”.

Noman Alam, Diretor de Soluções 5G da Ericsson, asseverou que “Governos do mundo inteiro ainda estão empenhados em disponibilizar frequências nas três faixas de frequências - baixa, média e alta - o que inclui as frequências recentemente alocadas nos EUA, Canadá e México. As frequências de banda média representam uma das faixas críticas para a 5G”.

O relatório pode ser baixado gratuitamente clicando no link a seguir: https://www.5gamericas.org/mid-band-spectrum-and-the-co-existence-with-radio-altimeters

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto