Tempestade perfeita ameaça o mercado de internet das coisas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Instituto Presbiteriano Mackenzie
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
Vivaldo José Breternitz
Com os consumidores cada vez mais interessados em utilizar o maior número possível de dispositivos conectados à internet, seus fabricantes deveriam estar vivendo tempos felizes, vendendo cada vez mais.
Mas isso não é bem verdade: a escassez global de chips, que são necessários à fabricação de dispositivos conectados, e o déficit preocupante de profissionais para desenvolvimento de aplicações, relatado pela maioria dos fabricantes, parecem estar criando uma tempestade perfeita para a área de Internet das Coisas (IoT).
Essa realidade é apontada por pesquisa realizada pela Forrester, uma renomada empresa de análises na área de tecnologia.
A pesquisa descobriu que 80% dos fabricantes globais estão enfrentando desafios na produção de produtos e serviços digitais. Parte do problema decorre da demanda sem precedentes por dispositivos IoT - já existem mais coisas conectadas do que pessoas no mundo e a tendência é de crescimento, como diz outra empresa das área, a IDC, que estimou recentemente que haverá um total de 41,6 bilhões de dispositivos conectados em 2025.
Os consumidores estão particularmente interessados em usar produtos inteligentes em suas casas: lâmpadas, termostatos e até geladeiras conectadas. A Forrester previu que, em 2025, o lar americano médio terá 20 dispositivos conectados à internet.
Nesse contexto, não será suficiente para os fabricantes produzirem mais das mesmas velhas coisas. As expectativas dos compradores estão crescendo: eles querem dispositivos conectados fáceis de usar, com novos recursos, sendo continuamente aprimorados. Eles esperam que esses dispositivos funcionem juntos e de forma harmoniosa, em diferentes plataformas e sistemas operacionais.
Mais 80% das empresas ouvidas pela Forrester disseram que precisam lançar rapidamente novos produtos e serviços inteligentes para manter ou aumentar sua posição no mercado; isso significa, na maioria dos casos, que um novo ciclo de pesquisa e desenvolvimento precisa ser iniciado.
E fica a dúvida maior: para isso, talentos estarão disponíveis em quantidade adequada? Ao menos aqui no Brasil, com certeza, não.
Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>