Unibras reduz tempo gasto na gestão financeira e otimiza controle dos fornecedores com ERP CIGAM
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Guta Campos
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Automação de tarefas com módulos de faturamento, suprimentos e BI apoia a tomada de decisão e permite o melhor planejamento da operação na usina de Floriano-PI. Já há planos de expansão da parceria tecnológica para uma nova fábrica, em construção, no Pará
Instalada numa área de 10 hectares, localizada em Floriano, no Piauí - cidade situada a 247 quilômetros de Teresina-, uma das fábricas pioneiras na produção de biocombustíveis no Brasil ficou quase uma década parada e retomou operação em 2020, após ser adquirida pelo grupo Unibras. Foram necessários R$ 60 milhões em investimentos na modernização e readequação da planta antes da usina voltar a funcionar, com capacidade para produzir 300 mil litros de biodiesel por dia e cerca de 90 milhões de litros por ano – o equivalente a 15 mil m³ por bimestre, 7,5 mil m³ por mês.
Hoje, a manufatura conta com 86 funcionários e ainda gera em torno de 300 empregos indiretos, o que inclui produtores de matérias-primas locais, especialmente óleo de soja e óleo algodão, necessárias para a fabricação de biodiesel. Trabalhar com insumos comprados dos pequenos agricultores regionais levou a usina a se qualificar para o Selo Combustível Social, que garante à Unibras benefícios na participação dos leilões da ANP e Petrobras.
Para suportar uma operação tão complexa, que inclui desde compras de insumos a entregas programadas de combustível, a companhia optou pelo sistema de gestão CIGAM e já mensura ganhos. De acordo com supervisor contábil, Luiz Santos, as soluções da CIGAM foram apresentadas à Unibras por um cliente. As telas e relatórios utilizados pelo parceiro imediatamente chamaram atenção dos administradores da usina, que procuravam uma solução para apoiar as áreas de compras e de logística, além de agilizar o trabalho da área contábil.
Ganho de produtividade
Santos conta que cada caminhão de biodiesel sai para entrega com três notas fiscais e, anteriormente, o processo era manual e trabalhoso. “Diariamente, emitimos entre 10 a 15 notas. Antes, para cada carregamento, o processo girava em torno de uma hora. Hoje, com o sistema da CIGAM, é possível faturar uma nota em poucos minutos. Com isso, ganhamos mais produtividade. Enquanto outras empresas ‘penam’ para faturar 10 notas por dia, a gente faz isso muito rapidamente”, ressalta.
Automatização de rotinas
Otimizar o fluxo de caixa era outra necessidade, especialmente no âmbito tributário. Nesse cenário, o módulo financeiro CIGAM, conforme Santos, é “uma ferramenta e tanto”, uma vez que automatizou as tarefas relacionadas ao controle de contas a pagar e a receber e ainda aumentou a confiabilidade aos cálculos de impostos e tributos, reduzindo erros e evitando o retrabalho. “Antes demorávamos em torno de três dias para validar um Sped. Hoje a tarefa é realizada em 1/3 do tempo anteriormente gasto”, acrescenta o executivo.
Gestão de matérias-primas
Outro gargalo, segundo supervisor contábil, era a gestão dos fornecedores de matérias-primas, dos orçamentos ao recebimento dos insumos. Com a automação do processo dentro do sistema CIGAM, a Unibras ganhou mais força na hora de decidir com quem negociar e passou a ter total controle das ordens de compras. “Quando identificamos o faturamento pelo fornecedor, conseguimos planejar a produção, pois, a partir da emissão da nota sabemos que o caminhão já está rodando e podemos nos antecipar ao recebimento da mercadoria.
Redução de Custos
Santos ainda evidencia, como vantagem, que o trabalho em nuvem reduziu custos com servidores, e isso foi decisivo para a escolha da CIGAM. Mas, ao longo da operação, outros benefícios foram surgindo. Para ele, a estabilidade das soluções e o atendimento pós-venda são diferenciais que definiram a expansão da parceria com a empresa gaúcha para a nova fábrica de biodiesel da Unibras que está sendo construída em Santo Antônio do Pauá, no Pará.
Sobre a CIGAM S.A.
Tendo como propósito impulsionar o sucesso dos negócios e das pessoas, a CIGAM atua como agente da transformação digital, levando inovação, tecnologia, gestão e informação para todo o ecossistema empresarial. No mercado de software de gestão empresarial desde 1986 possui uma das maiores bases instaladas de ERP do Brasil (primeira no sul do país e a quinta no território nacional). Atualmente, conta com mais de 5.000 clientes e mantém uma taxa de fidelidade de 99,98%. Com isso, a empresa vem a cada ano renovando e conquistando prêmios. Desde 2008 vem sendo certificada como Great Place to Work, pelo GPTW. A Rede CIGAM tem unidades de atendimento distribuídas em todo o país, contando com cerca de 800 profissionais e oferecendo soluções em ERP, CRM, BI, RH, PDV e Mobile desenvolvidas para oferecer produtividade, integração e inteligência organizacional para todos seus clientes.
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