Web Service promove integração entre o SIGOR MTR e sistemas de gerenciamento de empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ricardo Filinto
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
No Estado de São Paulo, Abetre lança ferramenta gratuita como parte do SIGOR/MTR, sistema de gerenciamento online de resíduos sólidos. Solução contribui para integração entre Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e sistemas externos das empresas
A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) lançou o Web Service, recurso de utilização gratuita para integração entre sistemas para comunicar informações relativas ao transporte de resíduos. "A novidade já está disponível no Estado de São Paulo, a exemplo do que já havíamos feito no Sul, em Minas e que, paulatinamente, será estendida a todo o Brasil", informa o presidente da entidade, Luiz Gonzaga.
A iniciativa insere-se no contexto da Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, do Ministério do Meio Ambiente, que estabeleceu a data de 1º de janeiro de 2021 para início da obrigatoriedade de utilização do Módulo MTR - Manifesto de Transporte de Resíduos em todo território nacional. Para facilitar o cumprimento da exigência, em São Paulo, o Acordo de Cooperação, entre a Abetre e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), garantiu o Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos - SIGOR Módulo MTR, em operação desde o início deste ano e outras ferramentas que chegarão. Agora, o Web Service agrega-se ao processo, facilitando a integração de todas as informações e, de forma gratuita, oferece a todos a possibilidade de integração de seus sistemas ao MTR. "O recurso permite aos usuários intensivos do MTR, enviar e receber dados com mais agilidade, diretamente dos softwares que cada ponta tem, permitindo maior segurança e dinamismo nessas operações", afirma Gonzaga.
O Web Service envia e recebe automaticamente dados dos usuários, sendo eles geradores, destinadores, transportadores, armazenadores temporários ou ainda uma combinação deles, considerando sua atividade e suas licença ambientais, que buscam códigos de resíduos e dos transportadores, na emissão e recebimento do MTR, assim como na emissão de CDF. É um instrumento de ligação entre sistemas, acessível para todos os que utilizam o SIGOR MTR. "Trata-se de uma ferramenta que amplia a produtividade das empresas, ao permitir a centralização de dados, sem perda de tempo. Promove a comunicação entre sistemas", frisa Luiz Gonzaga, explicando: "Com a nova plataforma, não é mais necessário fazer a transposição de dados. Assim, além da agilidade, aumenta a confiabilidade, pois diminuem os erros de digitação e o retrabalho".
O Web Service abre espaço para que as empresas façam a comunicação de dados de modo mais eficaz. Promove o desenvolvimento nas duas pontas, somando o SIGOR/MTR com o sistema das companhias coletoras/transportadoras de resíduos, que começam a conversar entre si. Uma empresa que, por exemplo, recebe 200 carretas de resíduos por dia, levaria horas para lançar todos os dados no sistema. Agora, o procedimento pode ser feito em poucos minutos. Em média, são doze mil manifestos de transportes de resíduos por dia, volume que dimensiona a importância da nova plataforma para agilização e maior segurança no registro e processamento das informações.
Cabe lembrar que o SIGOR MTR se destina a atender à necessidade de controle, segurança e rastreabilidade dos geradores e destinadores de resíduo. Para isso, suas principais funcionalidades são: rastreabilidade total entre origem e destino, inclusive se houver armazenamento temporário; acompanhamento e registro histórico de ajustes quantitativos e qualitativos; disponibilização simultânea das informações para todos os agentes; e emissão de Certificado de Destinação Final (CDF), baseada em registros confiáveis. O recurso Web Service contribuirá para o aperfeiçoamento de todos esses procedimentos.
Sobre o SIGOR MTR:
O SIGOR/MTR, ferramenta totalmente gratuita, começou a funcionar no início do ano em cumprimento ao Acordo de Cooperação Técnica entre a ABETRE e a Cetesb. Até o dia 23 de março deste ano, registrou o cadastro de mais de 28 mil empreendimentos, com cerca de 300 mil manifestos emitidos por 42 mil usuários do módulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>