Logo
Imprimir esta página

4 mitos e verdades sobre Field Services

CEO e cofundador da FindUP esclarece dúvidas sobre a área como as possibilidades de digitalização do setor e seus diferenciais ante outras áreas do TI

Com a necessidade das empresas investirem cada vez mais em tecnologias e em parceiros especializados quando o assunto é transformação digital, entender quando e a quem recorrer quando surge algum problema é de suma importância para otimizar o tempo e os recursos do seu modelo de negócios. Com o surgimento de ferramentas novas a todo instante, muito se engana quem pensa que investir apenas em um bom help desk é a única solução e, aqueles que não compreendem os diferentes usos de cada uma delas corre o risco de ficar para trás. Seja por meio de atendimentos remotos ou presenciais - os chamados Field Services -, cada caso é um caso e merece ser averiguado de maneira personalizada para garantir um serviço mais assertivo e de qualidade.

A fim de dar o "caminho" das pedras e ajudar os empresários a entenderem de vez as diferenças entre as áreas do TI e os benefícios dos Serviços de Campo, Fábio Freire, CEO e cofundador da FindUP, companhia de Field Services, conta sobre os principais mitos e verdades da área. Confira!

A área é nova e surgiu com o impulsionamento da transformação digital - mito

Apesar de não ser um nome tão comum àqueles que não estão familiarizados com o mundo da Tecnologia da Informação, a modalidade de Field Services não é uma novidade. Isso porque, muito antes da possibilidade de resolver os chamados via internet, a ida presencial de um técnico era a única maneira de resolver qualquer tipo de problema. A diferença, nos dias atuais, é justamente uma maior estruturação e segmentação do trabalho, a fim de trazer respostas mais rápidas e assertivas para cada tipo de caso.

A era da digitalização tem trazido novas possibilidades para o segmento - verdade

Como dito acima, os serviços de campo não são uma novidade, mas é possível, sim, modernizar e agregar os novos recursos tecnológicos para a área. Muito mais do que "apenas" consertar algum dispositivo, o Field Services agora pode se integrar ao mundo digital, podendo se tornar mais preditivo e analítico graças a recursos de Inteligência Artificial. Assim, é possível mapear possíveis problemas e se antecipar, garantindo maior assertividade e redução de custos, evitando visitas e reparos desnecessários.

Serviço de campo é o help desk presencial - parcialmente verdade

Enquanto muitos pensam que o popular help desk serve para solucionar todos os problemas técnicos de um dispositivo ou de uma rede, saiba que não é bem assim. Na realidade, o help desk vem como uma primeira etapa, sendo o caminho ideal para casos mais simples e rápidos, como configuração de internet e de e-mail, além de servir como um suporte em casos de dúvidas, sendo tudo resolvido de maneira remota. Já para casos de média dificuldade, em que o profissional do help desk não consegue resolver, surge a segunda etapa: o service desk. Aqui, os técnicos também costumam trabalhar de maneira remota e auxiliam em questões como falhas de segurança e de servidores, por exemplo.

Já quando uma demanda é mais complicada, contamos com técnicos do chamado Field Services. Como o próprio nome já diz, é neste momento que o profissional sai de trás da tela e vai à campo, solucionando a demanda diretamente na fonte. Aqui, os clientes contam com ajuda em questões como backups, reconfiguração de devices, instalações e atualizações de softwares e hardwares, além de restaurações em máquinas e dispositivos, que não podem ser feitas de maneira remota. Por isso, o Serviço de Campo surge como a alternativa - e também a terceira e última etapa - para proporcionar um atendimento personalizado e mais assertivo ao solicitante.

Nem todo mundo precisa investir em Field Services - mito

A tendência é de que todas as companhias, daqui para frente, se tornem empresas de tecnologia, independente do ramo de atuação. Hoje, a transformação digital deixa de ser uma escolha e passa a ser uma necessidade para quem não deseja ficar para trás. Justamente por isso, estar atento às novidades tecnológicas e contar com uma equipe multidisciplinar como parceira no modelo de negócios tem sido fundamental para manter a engrenagem rodando. No ramo de Field Services, por exemplo, já é possível contar com empresas que oferecem um serviço modernizado, dinâmico e especializado, como é o caso da FindUP. A empresa conta com mais de 12 mil técnicos cadastrados espalhados por 790 cidades brasileiras, além de possuir um time de desenvolvedores especializados em Machine Learning e Big Data para análises preditivas e garantir um controle de qualidade nos serviços.

Sobre a FindUP:

Criada em 2015, a FindUP é uma startup de tecnologia no setor de Field Service, baseada em economia compartilhada que possibilita o gerenciamento e a solicitação de serviços de T.I. A empresa conta com tecnologias como Geolocalização, Machine Learning e Big Data, para oferecer a melhor experiência no atendimento e facilitar o gerenciamento da área dentro das companhias. Por meio da sua plataforma, a FindUP oferece um atendimento especializado em tempo recorde de até 3h, com uma rede de profissionais de mais de 12 mil profissionais cadastrados e presentes em mais de 790 cidades distribuídas por todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto