Pesquisa sobre segurança da Akamai: defendendo uma organização global durante a pandemia
Como um modelo Zero Trust protegeu a Akamai de 21 milhões tentativas de acesso mal-intencionadas e, ao mesmo tempo, permitiu que funcionários remotos fizessem seu trabalho de qualquer lugar
A Akamai Technologies, Inc. (NASDAQ: AKAM), solução mais confiável do mundo para proteção e entrega de experiências digitais, publicou hoje o relatório State of the Internet/Segurança: como se adaptar ao imprevisível. O relatório faz uma retrospectiva do ano de 2020 e examina algumas mudanças tecnológicas e padrões que emergiram de picos na Internet relacionados aos períodos de lockdown no início do ano e os picos ressurgentes causados por uma combinação de outros períodos de lockdown e bloqueios, além da temporada de festas de fim de ano.
Em 2020, a Internet nos manteve conectados, trabalhando e aprendendo. O relatório ‘Como se adaptar ao imprevisível’ mostra a verdadeira resiliência da Internet: a Akamai observou um aumento de 30% no tráfego da Internet nas primeiras duas semanas dos períodos de lockdown e uma mudança global para a funcionalidade remota, que continua até hoje.
Além dessa mudança de hábitos, durante a pandemia da COVID-19, a Akamai tem visto os criminosos se aproveitando da situação em todo o mundo, visando todos os setores de negócios e indústrias, incluindo o de tecnologia e segurança da informação. Felizmente, a Akamai usa seus próprios produtos e serviços para defender a empresa e estava preparada para o trabalho remoto. As defesas em camadas em vigor na Akamai se adaptaram facilmente a um ambiente de trabalho remoto. O conceito de Zero Trust permitiu que os funcionários remotos da empresa trabalhassem em qualquer lugar, e, ao mesmo tempo, os manteve protegidos. Anos se passaram para chegarmos ao modelo que temos hoje, e esse é um processo contínuo.
“Defender sistemas empresariais já é um desafio no melhor dos cenários”, disse Robert Blumofe, diretor de tecnologia da Akamai. “Fazer isso em meio a uma pandemia só aumenta essas complexidades e desafios. A Akamai conseguiu realocar e defender uma equipe de trabalho 99% remota, porque há muito tempo enxergamos todo tipo de acesso como acesso remoto. Criamos nosso ambiente com os recursos necessários, incluindo os conceitos de Zero Trust e defesas robustas em camadas.”
Uma das principais camadas de defesa da Akamai é o Enterprise Threat Protector, que usa pesquisa e dados da Akamai incrementados com dados de terceiros. Essa solução foi projetada para identificar domínios mal-intencionados e bloqueá-los no nível DNS e HTTP. Ela aborda vários elementos cruciais usados por criminosos, incluindo exfiltração, comando e controle (C2) e phishing.
De acordo com o relatório, em 2020, a Akamai enfrentou 21,5 milhões de consultas de DNS mal-intencionadas de um total de 109 bilhões, ou seja, pouco mais de 7% das consultas diárias eram relacionadas a algum tipo de acesso malicioso. A maioria desses ataques era de malware, e a Akamai registrou 10,2 milhões de solicitações bloqueadas relacionadas a este tipo de ataque. Esse tipo de ataque ocorre quando clicamos em links mal-intencionados em e-mails, documentos ou até mesmo em websites, mas a causa exata dos eventos de bloqueio permanece desconhecida.
O phishing, logo depois do malware, foi o outro principal tipo de ataque observado nos logs do Enterprise Threat Protector em 2020, com 6,3 milhões de tentativas bloqueadas. A organização de plataforma da empresa, o grupo financeiro, a equipe de serviços globais, o escritório do CIO e a unidade de vendas e marketing na Web foram os mais visados, o que nos diz que os criminosos não são muito exigentes em relação à seleção das vítimas, mas eles focam seus esforços quando o ganho potencial for grande.
“Uma das lições aprendidas em 2020, no que diz respeito ao trabalho remoto e à aprendizagem à distância, é que a maneira usual de proteção funcionará até certo ponto, mas a segurança deve se adaptar rapidamente a situações em constante mudança”, explicou Steve Ragan, pesquisador de segurança da Akamai e autor do relatório State of the Internet/Segurança. “Só porque uma política ou programa funciona muito bem em um data center ou escritório não significa que funcionará quando todos tiverem que trabalhar de casa. As mudanças forçadas em 2020 são provas contundentes desse fato.”
Leia o relatório de 2021 da Akamai State of the Internet/Segurança: como se adaptar ao imprevisível, em nossa página do State of the Internet.
Para obter mais informações, a comunidade de segurança pode acessar, aprender e interagir com os pesquisadores de ameaças da Akamai e com os insights proporcionados pela Akamai Intelligent Edge Platform sobre o cenário de ameaças em constante evolução acessando o Hub de pesquisa de ameaças da Akamai.
Sobre a Akamai
A Akamai protege e entrega experiências digitais para as maiores empresas do mundo. A Akamai Intelligent Edge Platform engloba tudo, desde a empresa até a nuvem, para que os clientes e suas empresas possam ser rápidos, inteligentes e estar protegidos. As principais marcas mundiais contam com a Akamai para ajudá-las a obter vantagem competitiva por meio de soluções ágeis que estendem o poder de suas arquiteturas multi-nuvem. A Akamai mantém as decisões, as aplicações e as experiências mais próximas dos usuários, e os ataques e as ameaças cada vez mais distantes. O portfólio de soluções Edge Security, desempenho na Web e em dispositivos móveis, acesso corporativo e entrega de vídeos da Akamai conta com um excepcional atendimento ao cliente e monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o ano todo. Para saber por que as principais marcas mundiais confiam na Akamai, visite www.akamai.com, blogs.akamai.com ou @Akamai no Twitter.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>