Logo
Imprimir esta página

Como a bolsa de valores pode ser atraída pela tecnologia 5G

Julian Alexienco Portillo

Com a chegada da tecnologia 5G, prevista para o Brasil em 2022, com base na aprovação da Anatel em 25 de fevereiro deste ano, o edital do leilão para as frequências disponibilizará, àqueles que decidirem participar do leilão, muitos recursos de expansão de suas redes.

Segundo a revista RTI (Redes, Telecom e Instalações), pesquisas apontam que, apesar da pandemia do coronavírus, mais de 30% dos países, em janeiro de 2021, tem disponível a tecnologia 5G e um crescimento de cerca de 350% em relação à 2019.

A nova tecnologia trará não somente melhoria no sistema de telefonia móvel, mas também, o trânsito de carros autônomos, medicina à distância, ensino a distância, eletrodomésticos conectados à internet e muito mais.

O investimento na área, não somente das operadoras, como também em empresas de infraestrutura e serviços, aumentará significativamente. Dados do Banco Mundial sobre o impacto do 5G preveem um crescimento econômico social mundial na ordem de US$ 13,2 trilhões/ano até 2035.

Diante dessa expectativa, operadoras, fabricantes de telefones móveis, veículos com tecnologia autônoma e eletrodomésticos, deverão gradativamente ser lançados e substituídos pelos consumidores brasileiros e mundiais.

Movimentos no Brasil, como da Oi de renunciar à rede móvel e focando seus investimentos em infraestrutura de redes de fibra óptica, coração do 5G, podem levar a empresa, do ponto de vista financeiro, a outro patamar, no qual sua estrutura poderá servir de base para a telefonia celular.

Neste sentido, empresas como a TIM, Vivo e Claro, estarão concentradas na venda de serviços de streaming, canais de venda digitais, onde as altas velocidades que o 5G proporciona, será essencial para esse tipo de comercialização de serviços.

Evidentemente, essa demanda por consumo de dados, serviços, produtos e soluções que serão oferecidas pela nova tecnologia, trará bastante investimento em desenvolvimento de novos produtos, promovendo a valorização - e essa será uma tendência - das empresas de telecomunicações, não somente as operadoras, mas também, aquelas que proverão a estrutura, como a Oi e os prestadores de serviços ligados a este segmento.

Diante desse contexto, a previsão feita pelo Banco Mundial, certamente, trará para o Brasil potenciais investidores, não somente nas operadoras e prestadoras de telecomunicações, mas um universo mais amplo de produtos e serviços dos quais a demanda dos usuários tende a crescer com a chegada da tecnologia.

Não obstante, o mercado financeiro será beneficiado, pois além do mercado já conhecido das chamadas "teles", haverá a demanda de investimento e retorno dos papéis (ações) das empresas de todos os setores da economia

O investimento nos fabricantes de equipamentos de telecomunicações, sem dúvida, será beneficiado por esse novo mercado e valorização de suas ações nas bolsas do Brasil e no mundo todo, bem como, a geração de mais empregos para o país.

Julian Alexienco Portillo é engenheiro de telecomunicações, mestrando em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie e bolsista de pesquisa do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

Sobre o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, completando quatro anos em 2020, é um think-tank liberal acadêmico, único no Brasil baseado em uma Universidade. É uma iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Entre suas pesquisas está o primeiro Índice de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) do Brasil, um levantamento inédito que analisa e avalia as condições de se empreender e ter sucesso no mercado e o grau de interferência estatal.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto