Logo
Imprimir esta página

Startups de saúde, cibersegurança, trabalho remoto e games devem ser destaques de venture capital em 2021

Investimento no ecossistema brasileiro de empresas de tecnologia deve bater recorde neste ano

A Mindset Ventures , gestora internacional de venture capital, analisou dados do mercado global e brasileiro para apontar os segmentos de startups que mais devem receber aportes neste ano: saúde, cibersegurança, trabalho remoto e games. "O mercado de tecnologia tem se desenvolvido em velocidade exponencial no Brasil e no mundo. É muito provável que a modalidade de venture capital venha a se tornar cada vez mais popular dentre as opções de investimentos alternativos enquanto os investidores buscam opções mais rentáveis no cenário de baixa taxa de juros que vivemos hoje", afirma Daniel Ibri, CIO da companhia com mais de 10 anos de experiência em investimentos em startups.

De acordo com dados do Distrito, as startups do mercado brasileiro captaram US﹩ 3,5 bilhões em 2020. Na comparação com o ano anterior, o número foi bem menor, US﹩ 2,97 bilhões. Dada a crescente importância da tecnologia em nossas vidas, a primeira previsão para 2021, segundo Ibri, é que o ano poderá terminar com um recorde de investimentos de capital de risco.

O executivo explica que o segmento de saúde ganhou destaque com a série de medidas impostas para interromper a propagação da Covid-19, criando maior visibilidade e gerando oportunidades para novas startups, inclusive para as não diretamente envolvidas com soluções para a pandemia. Dados do Distrito mostram que o volume captado para healthtechs no Brasil em 2020 foi de US﹩ 93,6 milhões até outubro contra US﹩ 62,6 milhões em todo o ano de 2019.

O trabalho remoto também foi outra tendência que cresceu muito. Trabalhar em casa era uma realidade para poucas pessoas e esperava-se que essa prática ainda demorasse muitos anos para se tornar mais amplamente adotada, mas o vírus parece ter antecipado essa tendência. A Turing , uma das empresas americanas do portfólio da Mindset Ventures que facilita a contratação de programadores e engenheiros de software remotos em vários países do mundo, se beneficiou amplamente do cenário pandêmico. Tamanho foi seu crescimento em 2020, que a empresa já captou uma nova rodada em menos de 6 meses para continuação de sua expansão.

"Com a adoção mais ampla do trabalho remoto, acreditamos que o número de startups emergentes em regiões dos Estados Unidos fora do Vale do Silício continuará a crescer. A exemplo disso, 75% das empresas americanas do portfólio do nosso Fund III estão localizadas fora desta região", comenta Ibri.

Cibersegurança e games

A cibersegurança é outro segmento em plena expansão como consequência do aumento do trabalho remoto. Através dos funcionários utilizando tanto dispositivos pessoais quanto do empregador em casa e em redes Wi-Fi particulares desprotegidas, as empresas ficaram mais expostas a ataques cibernéticos. Há um número crescente de startups lidando com este problema.

Já o mercado de games explodiu à medida que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Esportes eletrônicos e streaming são duas áreas que devem apresentar um crescimento significativo nos próximos anos. De acordo com a NewZoo, a audiência global de e-sports em 2020 atingiu 495 milhões pessoas, com US﹩ 1,1 bilhão em receita, e crescerá mais de 30% até 2023. "É um setor relativamente novo para o venture capital, mas tem o potencial para se tornar mais popular para investidores. Em 2019, a Unity captou US﹩ 525 milhões em uma rodada antes de seu IPO no ano seguinte, e a Epic Games captou US﹩ 1,5 bilhão em uma única rodada em 2020. Vale também lembrar que em janeiro de 2021 a Roblox captou uma Série H de US﹩ 520 milhões", conclui.

O número de usuários de jogos de celular no Brasil cresceu de 79,4 milhões em 2019 para 87,6 milhões em 2020 - jogos de celular são, hoje, os mais populares, ainda de acordo com a NewZoo. Considerando todas as modalidades, a receita gerada no Brasil no mercado de gaming deve crescer de US﹩ 723 milhões em 2019 para US﹩ 821 milhões em 2020. O Brasil tem a terceira maior audiência para e-sports do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos.

Fundada em 2016, a Mindset Ventures é uma gestora internacional de venture capital que conecta investidores renomados a empresas de tecnologia em estágio inicial localizadas nos Estados Unidos e Israel, principalmente aquelas com potencial de expansão para o Brasil.

Sobre a Mindset Ventures

Fundada em 2016, a Mindset Ventures é uma gestora internacional de venture capital que conecta investidores renomados a empresas de tecnologia em estágio inicial localizadas nos Estados Unidos e Israel, principalmente aquelas com potencial de expansão para o Brasil. Em pouco mais de quatro anos, o Fundo já investiu em 45 startups, principalmente dos segmentos de saúde, educação, fintech, agronegócio e segurança cibernética, das quais ao menos dez já atuam no País. A Mindset Ventures também recebeu prêmios em Israel nos anos de 2017 e 2018, na categoria de Fundos de Venture Capital mais ativos e reconhecimento pela Chambers, como um dos melhores fundos de Fintech de Israel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto