Logo
Imprimir esta página

Instituto SIGILO lança programa para fortalecer cultura de proteção de dados

InSIGILO aproximará hackers, controladores e titulares, a partir da checagem de denúncias anônimas

O Instituto SIGILO acaba de lançar o inSIGILO, um programa de mediação entre os hackers, controladores e titulares em prol da proteção de dados e da segurança da informação. O objetivo é fomentar a cultura da proteção de dados no Brasil e reduzir o número de incidentes relacionados à violação de privacidade.

Um levantamento realizado pelo Serasa Experian revela que o número de brasileiros que sofreram fraudes e problemas de exposição em relação aos seus dados aumentou neste ano, indo de 12,7% para 17,4% entre 2019 e 2020. "Muitos casos ainda são tratados com desdém e pouco respeito aos preceitos legais e isso há de mudar", diz Victor Hugo Pereira Gonçalves, presidente da SIGILO.

A ONG nasceu em 2018 justamente com a finalidade de construir coletivamente soluções a problemas relacionados às áreas de proteção de dados pessoais, segurança da informação e compliance. E se propõe a aproximar hackers éticos, que não querem ter vantagem ilícita nos incidentes, dos controladores e autoridades administrativas.

A ideia surgiu porque foi percebido um aumento exponencial do número de incidentes de segurança da informação, com ou sem vazamentos de dados, após a entrada em vigência da Lei Geral da Proteção de Dados, a LGPD. A pandemia forçou a digitalização de negócios e da vida privada, expandido os temidos ataques virtuais.

Como sempre, os titulares de dados são os mais prejudicados nesse cenário, pois, além de perderem a dignidade, por vezes são vítimas de atividades criminosas, e que geralmente atingem o seu patrimônio material e imaterial. "O inSIGILO construirá as pontes destruídas e buscará fortalecer a educação e a proteção do titular de dados", diz.

A mediação será realizada preservando o anonimato e o sigilo de todos os envolvidos e, se necessário, envolverá os órgãos governamentais, policiais e do Poder Judiciário.

Como funciona o inSIGILO

O SIGILO recebe a denúncia acerca do incidente de segurança da informação. Confirma a veracidade e idoneidade da denúncia, bem como todos os dados do denunciante, hacker ou titular de dados. Verificada a probabilidade de o fato denunciado ser verdadeiro ou possível, encaminha uma notificação extrajudicial ao controlador atingido e explica os problemas existentes.

A partir disso, media um encontro entre o denunciante com o controlador, a fim de que haja uma solução final para o incidente de segurança da informação em todos os seus aspectos, principalmente o jurídico, que não é atualmente muito difundido.

Ao verificar que todos os requisitos foram cumpridos, dá por encerrada a mediação, garantindo aos titulares que os seus dados não serão vazados e que todo o sistema está protegido.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto