Utilização de plataformas digitais nas escolas deve permanecer em 2021
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ligia Cavalaro
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
A baixa probabilidade de que as crianças e os adolescentes brasileiros sejam vacinados até fevereiro tem gerado indefinição quanto à volta das aulas presenciais. Ao que tudo indica, as escolas deverão continuar oferecendo aulas remotas no início de 2021.
A expectativa de profissionais e gestores da educação, porém, é de que as escolas, educadores e alunos estejam mais preparados e familiarizados com as ferramentas dessa vez. Diferente do que ocorreu no primeiro semestre de 2020, quando as escolas foram pegas de surpresa pela necessidade de isolamento e suspensão das aulas presenciais, agora, elas estão tendo tempo de planejar suas ações.
O desafio é anterior à pandemia da Covid-19
A incorporação das tecnologias digitais à educação, porém, é um desafio antigo das escolas. Quatro das dez Competências Gerais previstas para o Ensino Fundamental na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) apontam para a necessidade de relacionar os conteúdos às tecnologias digitais. Sobretudo a quinta competência, dedicada exatamente à Cultura Digital, demonstra a relevância do assunto para a educação.
Rodrigo Damasceno de Carvalho - Supervisor de Tecnologia da Informação do Sistema Piaget, sistema de ensino que oferece materiais e ferramentas tecnológicas para mais de 250 escolas brasileiras - ressalta a importância do assunto. “É impossível compreendermos o mundo contemporâneo sem entender a relação do ser humano com a tecnologia. Por isso, é indispensável que as escolas ofereçam a possibilidade dos alunos se apropriarem dessas ferramentas, estimulando o uso crítico, ético e responsável”, observa o profissional.
Octus - Plataforma auxilia escolas, da gestão até a transmissão de aulas on-line
Rodrigo é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma Octus, do próprio Sistema Piaget. A ferramenta reúne diversos recursos e funcionalidades, que auxiliam as escolas não apenas pedagogicamente - permitindo que professores criem aulas interativas e trilhas de aprendizado por meio de conteúdo em diversos formatos - mas, também, contribuindo para os gestores das escolas, gerando relatórios e dados sobre os acessos dos alunos.
O profissional de TI explica que o projeto, que está sendo lançado agora, começou a ser desenvolvido ainda em meados de 2019. “Começamos a trabalhar nesse projeto quando a ideia de uma pandemia nem passava pela nossa cabeça. Agora, com tudo que aconteceu em 2020, este tipo de ferramenta passou a ser ainda mais importante para as escolas e os profissionais da educação”, conta Rodrigo.
Ele também reforça que a necessidade de suspensão das aulas presenciais apenas acelerou uma mudança que já estava em curso na educação. “É sempre bom lembrarmos que a adoção de ferramentas tecnológicas por parte das escolas é uma demanda que vinha evoluindo muito nos últimos tempos. A necessidade de aulas remotas só fez com que aumentasse a urgência no desenvolvimento e implementação de soluções como a Octus”, explica.
Sobre o Sistema Piaget
Com mais de 40 anos de atuação, o Sistema Piaget nasceu a partir da vivência escolar prática do Colégio Piaget, de São Bernardo do Campo, onde as soluções de ensino são aplicadas e aprimoradas constantemente. Presente em mais de 250 escolas, o Sistema Piaget oferece materiais didáticos, conteúdos digitais e serviços educacionais em todo o Brasil.
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