Como a Inteligência Artificial tornou-se uma ferramenta fundamental para contratações durante a pandemia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fernando Marchi
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
*Tiago Machado
Diante das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, principalmente o isolamento social, a Inteligência Artificial tornou-se um instrumento muito importante para os Departamentos de Recursos Humanos. Ela melhora a eficiência e aprimora as experiências dos colaboradores.
Companhias com grandes volumes de candidatos, ou que procuram pessoas com habilidades específicas, já estão investindo em tecnologias de IA.
O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, realizou uma consulta em setembro deste ano com cerca de 200 profissionais de negócios e de tecnologia que indica que 24% das organizações aumentaram seus investimentos em aplicações relacionadas à Inteligência Artificial e 42% das empresas mantiveram seus projetos inalterados, mesmo depois do início da pandemia. Já 75% dos entrevistados afirmam que continuarão ou iniciarão novas iniciativas de Inteligência Artificial à medida que ocorra uma retomada pós-pandemia em suas organizações.
A Inteligência Artificial é capaz de analisar e interpretar as respostas dos candidatos e prever seu grau de adequação e desempenho. Além disso, a tecnologia pode assumir tarefas administrativas repetitivas, permitindo que os recrutadores se concentrem em atividades estratégicas.
O uso desta tecnologia contribui para que as seleções sejam mais justas, e baseadas nas reais qualificações de cada candidato. Além de eliminar o chamado viés inconsciente – estereótipos que criamos, preconceitos que temos ou associações que fazemos com base em nossa vivência e muitas vezes não percebemos –, a produtividade trazida pela IA garante que todo currículo recebido seja avaliado. Não existe o risco daquele candidato perfeito para a vaga não ser selecionado, justamente porque o RH não conseguiu avaliar todos os currículos a tempo.
Passada a pandemia, esta tecnologia continuará contribuindo para que os departamentos de RH possam dedicar mais tempo ao que é estratégico. A automação nas funções mais mecânicas, além de agilizar os trâmites, permitirá que os funcionários do Departamento possam ter suas mentes livres para focar em projetos mais criativos.
A aplicação da Inteligência Artificial no RH favorece a organização e os funcionários, além de colaborar para um crescimento corporativo organizado. O uso da IA não se trata mais de uma previsão, mas de uma nova realidade, presente e necessária para garantir agilidade e competitividade para as empresas.
*Tiago Machado é sócio da Rocketmat, empresa brasileira de Inteligência Artificial especializada em analisar e desenvolver algoritmos, baseando-se em dados de pessoas originados de educação, carreira, comportamentais – soft e hard skills e desempenho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>