Logo
Imprimir esta página

NEC divulga pesquisa sobre o impacto da COVID-19 e das tecnologias inteligentes na sociedade

• O relatório gerado pela multinacional japonesa resultou de um levantamento realizado no período de 10 de julho a 10 de agosto de 2020, junto a um público que faz parte da base de contatos globais da empresa

• O estudo teve como maior objetivo entender o cenário atual complexo, em virtude da pandemia, e a forma como os negócios vão se adaptar à nova realidade, com a tecnologia como mola propulsora para a retomada econômica

A pandemia causada pelo novo coronavírus tornou-se um episódio histórico e que mudará a dinâmica da sociedade, com impactos tanto na saúde pública quanto na economia. Tendo em vista a relevância do momento que o mundo vive atualmente, a NEC realizou, em âmbito global, nos meses de julho e agosto de 2020, o Relatório Sobre o Impacto da COVID-19: Soluções Inteligentes para o Novo Normal, que tem por objetivo exprimir um retrato desenhado a partir da visão de representantes de organizações de vários segmentos, como varejo, agrobusiness, energia etc. Os 166 participantes da pesquisa responderam a um questionário com diversos temas, entre eles, a importância da tecnologia na retomada econômica.

As pessoas de todos os continentes que fizeram parte do levantamento coincidiram em vários pontos, elevando algumas respostas a níveis bem altos, como os 71% dos respondentes que apontaram graves alterações no seu dia a dia e 95% que também relataram esses desafios no ambiente corporativo. A empresa perguntou, entre outras questões, sobre a perspectiva dos entrevistados com relação à duração da pandemia e seus impactos na sociedade. No período em que foi feita a pesquisa, 9% acreditavam que o surto iria durar até setembro passado, enquanto 28% esperam que até o final de dezembro a COVID-19 esteja controlada. Para 17% essa situação se estenderá até março de 2021 e 33% são mais pessimistas, pois acreditam que se prolongará até julho do ano que vem.

Dentro do contexto profissional, a maioria dos respondentes acredita que o novo estilo de trabalho, também chamado de "novo normal" será permanente, com uma mescla entre trabalho remoto e físico, na empresa. 59% responderam que as normas empresariais não serão mais como antes da época pré-COVID-19. Apenas 23% opinaram que o mundo voltará à forma como era, inclusive na maneira de fazer negócios, sendo que 18% deles admitiram não ter certeza. De acordo com André Eletério, diretor de Marketing e RP da NEC no Brasil, esse é o retrato de uma sociedade que necessita, mais do que nunca, continuar com o processo de transformação digital e com a introdução de novas tecnologias. "Os resultados do relatório retratam os anseios dos cidadãos por uma sociedade conectada e amparada por soluções que os ajudem a resolver as questões do dia a dia. Mesmo quando superarmos totalmente a fase de isolamento social, ainda vamos precisar de ferramentas que atendam às nossas necessidades. Trata-se de um ciclo que não se interrompe", afirma.

Dentro desse novo processo, as organizações precisaram estabelecer uma dinâmica diferente, com novas prioridades. Na opinião dos entrevistados, a ordem passou a ser a seguinte: saúde dos funcionários (23%); possibilitar o trabalho remoto com tecnologia da informação e comunicação (21%); digitalização do processo de trabalho (20%); medidas de prevenção a infecções (18%) e recuperação de pontos de contato com clientes (16%). Já no âmbito das tecnologias disponibilizadas para que a o distanciamento social seja possível nas empresa as principais são: acesso remoto (29%); soluções online de processos empresariais (21%); ferramentas para minimizar o contato humano, como gestão de documentos eletrônicos (20%); digitalização (17%) e plataformas para reduzir o trabalho manual, a exemplo dos robôs de serviço (10%).

Apesar da clara resposta do estudo quanto à forte demanda pela adoção de novas tecnologias que deem sustentação às equipes em situações como a pandemia, no entanto, as corporações enfrentam muitos desafios, apontados a seguir: limitação orçamentária (35%); desconhecimento das melhores soluções (20%); preocupações de privacidade e segurança (14%) e a falta de competências internas (13%). "A pesquisa nos mostrou claramente a importância da visão estratégica que as organizações precisam ter, sobretudo, em momentos difíceis. Somos cobrados permanentemente no nosso cotidiano corporativo a fazermos mais com menos, a tomarmos as melhores decisões, mas, cada vez mais, vamos conseguir isso com o suporte da tecnologia, que deixou há muito tempo de ser considerada um gasto para ser vista, sim, como uma aliada", enfatiza Eletério.

Sobre a NEC no Brasil

Com uma trajetória de 51 anos no mercado brasileiro, a NEC é um dos fornecedores mais importantes do país em tecnologias voltadas às redes de comunicação e à segurança pública e cibernética, atendendo operadoras de telecomunicações, empresas e governos. A empresa detém expertise de décadas na implementação e na integração de projetos e soluções fim a fim, de grande complexidade, além de atuar em diversos segmentos, como energia e supercomputação. A empresa é subsidiária da NEC Corporation, grupo que tem mais de 120 anos de atuação e fornece globalmente "Soluções para a Sociedade", que promovem a segurança, a proteção, a eficiência e a equidade da sociedade. Sob a mensagem corporativa da empresa, "Orquestrando um mundo mais brilhante", a NEC visa ajudar a resolver uma ampla gama de questões desafiadoras e criar novo valor social para o mundo em transformação do amanhã. Para mais informações, visite a NEC em https://br.nec.com .

Sobre a NEC Corporation

A NEC Corporation é líder na integração das tecnologias da informação e redes que beneficiam as empresas e as pessoas de todo o mundo. Ao oferecer uma combinação de produtos e soluções que utilizam a experiência e os recursos globais da empresa, as tecnologias avançadas da NEC atendem às necessidades mais complexas dos seus clientes. A NEC conta com mais de 100 anos de experiência em inovação tecnológica, capaz de dinamizar a atuação das empresas, dos negócios e das pessoas.

Baseado no seu Plano de Gestão 2015, o Grupo NEC oferece "Soluções para a Sociedade" em nível mundial, que promovem a segurança, a proteção, a eficiência e a equidade da sociedade. Sob a mensagem corporativa da companhia "Orquestrando um mundo mais brilhante," a NEC tem como objetivo ajudar a resolver uma ampla gama de temas desafiantes e criar novos valores sociais para o mundo de amanhã, que muda a cada momento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto