Logo
Imprimir esta página

5 desafios de tecnologia e de inovação que deverão ser superados em 2021

A pandemia obrigou as empresas a se reinventarem em vários aspectos. Mas como será daqui para frente?

Por Gustavo Mantese*

O ano de 2020 foi surpreendente em inúmeros aspectos, exigindo realocação de recursos e investimentos em inovação em empresas de todos os segmentos. Estima-se que antecipamos em cinco anos a previsão de transformação digital, sendo que recursos de tecnologia foram fundamentais para que organizações conseguissem superar o cenário de instabilidade.

Apesar de, aos poucos, a rotina voltar a uma normalidade, mudanças que foram implementadas não serão desfeitas. Muito se fala no “novo normal”, mas em que a pandemia impactou hábitos de consumo e relacionamento entre marcas e consumidores? Com base na experiência ao desenvolver projetos globais durante este período, indico prestar atenção a alguns desafios de tecnologia e de inovação que deverão ser superados no próximo ano.

Suporte à inovação e à escalabilidade dos produtos digitais

O aumento repentino da procura por produtos digitais deixou evidente falhas de sistemas não escaláveis, que não conseguiram acompanhar a demanda. Em contrapartida, empresas que priorizaram a arquitetura de software conseguiram ter resultados positivos em suas soluções.

Para se adaptar ao novo momento, é importante avaliar a situação atual da tecnologia de sua empresa para, então, desenhar e implementar a arquitetura de software necessária para dar suporte às iniciativas de inovação e aumento de eficiência. Dessa forma, a TI da sua companhia será uma área realizadora de mudanças em 2021.

Decisões baseadas em dados confiáveis

Devido a bases desorganizadas, cientistas de dados e analistas de negócio perdem muito tempo coletando e higienizando dados. Para que sua empresa obtenha vantagens por meio de uma cultura data driven, é necessário ter dados estruturados, integrados e enriquecidos. O melhor caminho para isso é investir em engenharia de dados, planejando a arquitetura da solução, com avaliação das fontes de dados atuais e determinação de que caminhos devem percorrer, considerando, também, ferramentas e infraestrutura necessárias. Automatize o processo de extração de dados, com a criação de data pipelines. E, caso necessário, faça a migração e o armazenamento de dados em cloud, com princípios de governança, segurança e compliance.

Desenvolvimento de produtos com times especializados

Com a falta de profissionais qualificados, muitos produtos e inovações digitais chegam ao mercado já defasados, não atendendo mais aos requisitos desejados por seus clientes. A base para a transformação dos negócios digitais é o capital humano, mas muitas empresas não possuem uma política que consiga manter o desenvolvimento de talentos com negócios digitais. Os melhores resultados são obtidos por empresas que possuem equipes multidisciplinares, metodologias ágeis para desenvolver soluções e que colocam o cliente no centro de sua estratégia.

Relacionamento omnichannel

Escalar e integrar o atendimento da empresa reduz custos com suporte e aprimora a experiência do usuário, aumentando a lealdade do consumidor à marca. Até o final do ano, 85% do relacionamento com empresas não terão qualquer intervenção humana. Para entregar uma experiência integrada e omnichannel, é necessário focar na criação e no aprimoramento dos canais digitais de forma efetiva.

Conheça seu usuário para entregar a melhor experiência

Segundo a consultoria Gartner, 40% das companhias não falam com o usuário final durante o desenvolvimento de uma aplicação e 50% não sabem definir direcionamentos para a equipe de design. Para simplificar e aprimorar a experiência do usuário, é preciso entender o cliente e oferecer a ele as funcionalidades certas, que farão sua aplicação ser utilizada com todo o potencial.

*Gustavo Mantese é Head de Marketing na ilegra, empresa global de design, inovação e software


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto