Classe C troca compra em loja física por Internet e reforça necessidade de digitalização dos negócios
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Kathia Gomes
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Um recorte da pesquisa “Impactos da Covid-19 em Alimentos & Bebidas”, produzida pelo Ibope Inteligência e encomendada pelo Facebook IQ, revela as transformações no hábito de compra da classe C durante a pandemia - 62% dos consumidores da classe C passaram a comprar online em supermercados pela primeira vez e 44% disseram que, uma vez por semana, usaram a internet para fazer compras em supermercados e outros estabelecimentos. Além disso, 45% dos consumidores substituíram as compras em loja física por compras online.
A necessidade de distanciamento social fez com que o e-commerce no Brasil evoluísse em alguns meses deste ano mais do que em 10 anos, segundo os dados mais recentes da pesquisa TIC Domicílios. De 2009 para 2019, o percentual de usuários de internet comprando online no Brasil saltou de 19% para 35%. Agora, em meio à pandemia, já são cerca de 60%.
Os dados reforçam a importância do investimento na digitalização das empresas, uma vez que novos comportamentos estão sendo incorporados no processo de compra dos consumidores. O levantamento do Ibope Inteligência mostrou que 48% dos entrevistados disseram que devem priorizar as compras online sempre que elas estiverem disponíveis - ou seja, o consumo pela internet pela classe C deve se consolidar mesmo após a reabertura completa da economia.
O diretor-geral do Facebook no Brasil, Conrado Leister, explica que o hábito de fazer compras online pela classe C agora é semelhante ao de consumidores das classes A e B, o que demanda das marcas um olhar ainda mais atento para esse público. “A classe C incorporou as compras online em sua rotina, em um movimento sem precedentes e irreversível. Ao identificar uma boa experiência digital, o consumidor escolheu permanecer online, adaptando suas necessidades de compra para cada ocasião”, afirma Leister.
Compras de fim de ano vão acontecer online
Uma prova de que a digitalização das compras veio para ficar é que a maioria das pessoas da classe C manterá suas compras online nas datas comemorativas, com 67% afirmando que farão compras pela internet para o Natal.
"Em 2020, as festas de fim de ano representarão um momento ainda mais especial após um ano tão desafiador. As pessoas vão buscar maneiras de celebrar e presentear quem amam, por isso as empresas já podem se adaptar e simplificar a descoberta de produtos e a conclusão de compras online", diz o diretor-geral do Facebook no Brasil. "Quanto menos fricção no processo de compra, melhores os resultados - tanto para pequenos quanto para grandes empresas."
As pessoas estarão mais sensíveis aos preços de produtos e serviços, diante da crise econômica decorrente da pandemia, e se voltarão para o e-commerce para evitar multidões, o que significa que grandes liquidações como Black Friday e Cyber Monday serão pontos importantes para o comércio. O Facebook preparou uma sessão no site Facebook para Empresas com insights simples para empresas de todos os tamanhos entenderem como podem aproveitar o período de compras de fim de ano.
A pesquisa Ibope contratada pelo Facebook IQ foi feita com 1.500 pessoas pela Internet e lançada em outubro de 2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa usou as diretrizes da classe C estabelecidas pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). A renda média familiar mensal para classe C, por exemplo, está na faixa entre R$1.750 e R$3.085.
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