Logo
Imprimir esta página

Classe C troca compra em loja física por Internet e reforça necessidade de digitalização dos negócios

Um recorte da pesquisa “Impactos da Covid-19 em Alimentos & Bebidas”, produzida pelo Ibope Inteligência e encomendada pelo Facebook IQ, revela as transformações no hábito de compra da classe C durante a pandemia - 62% dos consumidores da classe C passaram a comprar online em supermercados pela primeira vez e 44% disseram que, uma vez por semana, usaram a internet para fazer compras em supermercados e outros estabelecimentos. Além disso, 45% dos consumidores substituíram as compras em loja física por compras online.

A necessidade de distanciamento social fez com que o e-commerce no Brasil evoluísse em alguns meses deste ano mais do que em 10 anos, segundo os dados mais recentes da pesquisa TIC Domicílios. De 2009 para 2019, o percentual de usuários de internet comprando online no Brasil saltou de 19% para 35%. Agora, em meio à pandemia, já são cerca de 60%.

Os dados reforçam a importância do investimento na digitalização das empresas, uma vez que novos comportamentos estão sendo incorporados no processo de compra dos consumidores. O levantamento do Ibope Inteligência mostrou que 48% dos entrevistados disseram que devem priorizar as compras online sempre que elas estiverem disponíveis - ou seja, o consumo pela internet pela classe C deve se consolidar mesmo após a reabertura completa da economia.

O diretor-geral do Facebook no Brasil, Conrado Leister, explica que o hábito de fazer compras online pela classe C agora é semelhante ao de consumidores das classes A e B, o que demanda das marcas um olhar ainda mais atento para esse público. “A classe C incorporou as compras online em sua rotina, em um movimento sem precedentes e irreversível. Ao identificar uma boa experiência digital, o consumidor escolheu permanecer online, adaptando suas necessidades de compra para cada ocasião”, afirma Leister.

Compras de fim de ano vão acontecer online

Uma prova de que a digitalização das compras veio para ficar é que a maioria das pessoas da classe C manterá suas compras online nas datas comemorativas, com 67% afirmando que farão compras pela internet para o Natal.

"Em 2020, as festas de fim de ano representarão um momento ainda mais especial após um ano tão desafiador. As pessoas vão buscar maneiras de celebrar e presentear quem amam, por isso as empresas já podem se adaptar e simplificar a descoberta de produtos e a conclusão de compras online", diz o diretor-geral do Facebook no Brasil. "Quanto menos fricção no processo de compra, melhores os resultados - tanto para pequenos quanto para grandes empresas."

As pessoas estarão mais sensíveis aos preços de produtos e serviços, diante da crise econômica decorrente da pandemia, e se voltarão para o e-commerce para evitar multidões, o que significa que grandes liquidações como Black Friday e Cyber Monday serão pontos importantes para o comércio. O Facebook preparou uma sessão no site Facebook para Empresas com insights simples para empresas de todos os tamanhos entenderem como podem aproveitar o período de compras de fim de ano.

A pesquisa Ibope contratada pelo Facebook IQ foi feita com 1.500 pessoas pela Internet e lançada em outubro de 2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa usou as diretrizes da classe C estabelecidas pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). A renda média familiar mensal para classe C, por exemplo, está na faixa entre R$1.750 e R$3.085.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto