Logo
Imprimir esta página

Empresas de tecnologia e o consumo de água

Vivaldo José Breternitz

As grandes companhias da área de tecnologia da informação vêm se esforçando para melhorar sua imagem, desenvolvendo e tornando públicos esforços para combater a poluição do ar.

No início deste ano, a Microsoft anunciou que será carbon negative em 2030, ou seja, passará a retirar da natureza mais CO2 do que produz - isso será feito por meio da utilização de energia eólica e solar ao invés da gerada a partir de combustíveis fósseis.

Agora, a empresa disse que também até 2030 será water positive, ou seja, devolverá à natureza mais água do que consome. Para atingir esse objetivo, pretende restaurar nascentes e retirar asfalto de áreas próximas a lagos e cursos de água localizados principalmente nas proximidades de suas instalações.

A racionalização e a redução do consumo de água também estão nos planos da empresa; em suas novas instalações no Silicon Valley, 100% da água não potável virá do reuso e da coleta da água da chuva. Nas instalações mais antigas, a empresa pretende que água reciclada seja usada para jardinagem e refrigeração. Esse conjunto de medidas pretende economizar mais de 16 milhões de litros de água potável por ano.

A empresa pretende fazer campanhas de esclarecimento acerca do uso racional da água, dirigidas a pessoas e governos. Também pretende trabalhar em parcerias com ONGs buscando levar água potável a comunidades onde esse recurso não está disponível.

Em meados deste ano, o Facebook disse tomar medidas no mesmo sentido, especialmente melhorando os sistemas de refrigeração de seus data centers, pretendendo reusar cerca de 206 milhões de litros de água ao ano.

Esperemos que essas preocupações se espalhem entre empresas e a população, pois se nada for feito, aumentarão muito os graves problemas de abastecimento de água, que já ocorrem em alguns lugares do mundo.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto